Origem

Pilates

A Ordem Ramakrishna foi inspirada pelo grande santo bengali Sri Ramakrishna. Pouco antes de sua morte, em 1886, Sri Ramakrishna encorajou seus jovens discípulos a seguirem a vida espiritual quando lhes ofereceu a roupa ocre de monge que, na Índia, significa renúncia ao mundo. Confiou o cuidado desses jovens ao seu mais destacado discípulo, Swami Vivekananda que, em 1897, junto de seus irmãos monásticos, fundou a Ordem Ramakrishna.

 

A sementeira de Sri Ramakrishna

Sri Ramakrishna

Sri Ramakrishna semeou em seus jovens díscipulos o espírito de renúncia e de amor fraternal uns pelos outros. Um dia, distribuiu roupas ocres entre eles e lhes enviou para pedirem comida como esmola. E deste modo, ele assentau a fundação para uma nova ordem monástica. Ramakrishna deu instruções específicas a Narendra (Swami Vivekananda) sobre a formação desta nova Ordem. Na madrugada de 16 de agosto de 1886 Sri Ramakrishna deixava o seu corpo mortal para sempre.

Depois da partida do Mestre, quinze dos seus jovens discípulos (agora ainda mais unidos) começaram a morar juntos em um edifício dilapidado em Baranagar ao norte de Kolkota. Sob a liderança de Narendra, eles formaram uma fraternidade monástica, e em 1887 tomaram os votos formais de sannyasa, assumindo os novos nomes de monges. E assim, Narendra tornou-se Swami Vivekananda (embora tenha assumido este nome muito depois).

A Santa Mãe visualiza um mosteiro para abrigar os monges

Pilates

Logo após a morte de Sri Ramakrishna (1886), cada um de seus discípulos renunciantes partiu em peregrinação como monge errante, levando uma vida absolutamente austera onde o sustento vinha da generosidade das pessoas piedosas. Todos estavam à busca da iluminação espiritual, custasse o que custasse - fosse mesmo a própria vida. O único monge que permaneceu em Baranagar foi o Swami Ramakrishnananda que fazia culto constantemente a Sri Ramakrishna.

Em 1888, a Santa Mãe partiu novamente em peregrinação a Gaya, uma antiga cidade sagrada por causa do Vishnu pada (os pés do Senhor Vishnu). Ela também visitou Bodh Gaya, onde Buda alcançou a iluminação. Ali, ela visitou um grande mosteiro hindu e ficou contente ao ver os monges que viviam felizes. Eles não passavam necessidades. O coração da mãe Sarada Devi estava angustiado com o pensamento de seus próprios filhos (os discípulos renunciantes de Sri Ramakrishna) que estavam em peregrinação como mendicantes. Ela dissera depois de sua visita: "Parti para visitar o mosteiro em Bodh Gaya. Ela estava cheia de vários gèneros, e os monges não sofriam por falta de recursos. Depois de ver isso muitas vezes, chorei diante do retrato do Mestre e orava: "Ó Senhor, meus filhos não têm lugar para repousar suas cabeças. Eles têm muito pouco para comer, marchando de porta em porta por um pedaço de alimento. Que eles tenham um lugar como este. "A Mosteiro de Belur foi posteriormente estabelecido pela graça do Mestre".

 

Swami Vivekananda no Ocidente

Pilates

O sucesso de Swami Vivekananda começou quando ele representou o Hinduísmo em um congresso religioso internacional, que foi realizado em 1893 em Chicago, EUA. Vivekananda apresentou a Índia como uma sociedade tolerante, que permite a coexistência harmoniosa de diferentes seitas sob o mesmo teto do Hinduísmo, que também aceita as pessoas de outras religiões. Alegou que todas as religiões, definitivamente, oram a um mesmo Deus único e o objetivo de todas elas é o mesmo - chegar a Deus. Ele iniciou seu discurso referindo-se aos outros delegados como "irmãos e irmãs", e assim enfocou seu ponto de vista de que toda a raça humana é uma grande família. Suas mensagens sobre a humanidade atraiu muitas pessoas da cultura europeia e muitos afirmam que ele deu início ao fenómeno europeu dos cultos com mestres indianos.

Após seu sucesso na América, retornou para a Índia e estabeleceu o movimento Ramakrishna com o objetivo de preservar a cultura indiana. Este movimento considera a cultura indiana como a cultura mais humanista e espiritual do mundo. Foi o movimento Ramakrishna que conseguiu restaurar o orgulho do povo indiano pela sua própria cultura - orgulho este que fora perdido depois de séculos de ocpação estrangeira. Sua filosofia influenciou muitos líderes nacionalistas e cada um deles ganhou uma luz particular para lutar pela causa da liberdade e reconstrução da nação.

 

O CONHECIMENTO DE SI: A MAIS EXTRATORDINÁRIA FAÇANHA DA VIDA