Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro
Português
English

PROJETO: UM CENTRO RENOVADO COM UM SWAMI RESIDENTE

O Projeto

Para doar

Evolução

Contato

Swami Nirmalatmananda

O Centro Ramakrishna Vedanta, Rio de Janeiro, é agora um centro independente de pleno direito, filiado à Ordem Ramakrishna, na Índia. Levou tantos anos para alcançar este credenciamento. Este é o resultado da extraordinária dedicação de Swami Nirmalatmananda juntamente com as bênçãos de Sri Ramakrishna, Sri Maa Sarada Devi e Swami Vivekananda.

Swami Atmajnananda foi nomeado chefe de nosso centro. Ele é um monge sênior com uma natureza doce e amável, rica experiência em assuntos espirituais e uma dedicação total ao serviço da Ordem.

Com a presença do novo Swami, o movimento Vedanta no Brasil como um todo será revigorado ainda mais. Além de fornecer orientação espiritual, ele será fundamental para criar e fomentar novos laços e diálogos com as comunidades religiosas, filosóficas e filantrópicas desta região. O Brasil tem uma rica cultura de diversidade religiosa e há um grande espaço para difundir a mensagem universal do Vedanta na 'cidade maravilhosa' do Rio de Janeiro.

Só vive de verdade aquele que vive para os outros.

~Swami Vivekananda~

Swami Vivekananda

A ORDEM RAMAKRISHNA TORNOU NOSSO SONHO UMA REALIDADE

Shanti (Cordélia de Jesus) - uma dedicada pioneira do Vedanta no Brasil e discípula de Swami Vijayananda, possibilitou a aquisição da casa para o Ashrama em Santa Teresa no Rio através de sua amorosa doação.

 Swami! Eu sonho em ver algo de concreto realizado para a Vedanta no Rio de Janeiro com um monge residente ajudando os aspirantes daqui com a força da sua presença constante. Isso será maravilhoso e estou pronta para doar o que tenho para realizar este sonho!


~ Cordélia de Jesus ~ 

Faça parte deste momento histórico para a Vedanta no Rio

Swami Atmajnananda
Swami Nirmalatmananda vem liderando a reforma do nosso centro para receber o primeiro monge residente Swami Atmajnananda para o Ashrama de Santa Teresa.
Para desenvolver o centro, foi adquirida uma casa adjacente, financiada em parte por contribuições e em parte por um empréstimo sem juros.
Além disso, o edifício principal existente do Ashrama, que foi originalmente construído em 1865, foi amplamente renovado desde maio de 2021. Sua generosa contribuição e apoio para cobrir essas despesas são muito bem-vindos.

       
É uma grande alegria para todos nós podermos participar desta fase tão importante do movimento Vedanta na bela cidade do Rio de Janeiro.

Junte-se a nós nesta iniciativa histórica! 

Conheça mais sobre a Vedanta no Rio de Janeiro

SWAMI ATMAJNANANDA CHEGA AO RIO (em fotos)
A CIDADE MARAVILHOSA

A cidade do Rio de Janeiro conhecida como a Cidade Maravilhosa em função dos mil encantos naturais com que Deus lhe abençoou: praias de um azul paradisíaco, cascatas cristalinas, montanhas verdejantes respingadas com os matizes multicoloridos dos ipês floridos, onde se abriga a maior floresta urbana do mundo, pulsante em seu coração, com fauna e flora exuberantes a extenderem-se por toda a Mata Atlântica.

O Rio, como a chamamos carinhosamente, foi antiga capital do país e é considerada uma das cidades mais encantadoras do mundo devido à sua mistura única de natureza e cultura. 

Sede de uma das sete maravilhas do mundo o “Cristo Redentor” recebe milhões de turistas todos os anos e conta com uma das maiores festividades do globo: o "Revellion de Copacabana" onde acorrem em torno de 3 milhões de pessoas numa única noite. Tem uma população de cerca de 8 milhões de habitantes. Atualmente o Rio de Janeiro é a capital do Estado de mesmo nome.

Chamada de a Meca da tradição mundial do futebol, a cidade tem todas as atrações em sua forma altamente concentrada, capaz de encantar qualquer pessoa na terra e no céu. Considerada uma capital cultural com música, arte, cultura e literatura inovadoras, tem um sabor especial para todos os paladares.

BREVE HISTÓRICO DA VEDANTA NO RIO DE JANEIRO
As primeiras reuniões, em 1957, foram realizadas no apartamento do casal Inah e Rogério Pfaltzgraff, em Copacabana.

O Movimento Ramakrishna Vedanta no Rio de Janeiro teve início em 1957 quando o Swami Vijoyananda, discípulo de Swami Brahmananda, foi convidado por um grupo de interesados para fazer algumas palestras em nossa Cidade Maravilhosa.

Swami Vijoyananda residia em Buenos Aires e todos os anos visitava o Brasil por aproximadamente um mês, dividindo seu tempo entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Iniciava-se, então, um grupo de estudos de Vedanta de natureza privada, cujos membros são conhecidos nos dias de hoje como "Os Pioneiros". 

Fora os estudos de Vedanta conduzidos e orientados pelo Swami, o grupo também desenvolvia atividades de serviço social para famílias carentes.

Este pequeno grupo chegou a edificar um ashrama localizado em uma bela chácara no bairro de Jacarépaguá entre 1960 e 1970 que contava com templo, salão de reuniões e quartos residenciais. O lugar chegou a receber a visita do Swami Ritajananda - chefe do ashrama de Paris.

Com a morte do Swami em 1973, a Ordem Ramakrishna designou como sucessor do Swami Vijoyananda o Swami Paratparananda. Houve então uma ruptura por razões de oposição a esta designação por parte de um grupo de devotos liderada pelo senhor Delphin que se considerava o líder natural da Vedanta no Rio de Janeiro.

Os membros que continuaram firmes ao maravilhoso trabalho da Ordem Ramakrishna se retiraram deixando para atrás a bela chácara que ajudaram a construir, dispostos a recomeçarem com grande entusiasmo e energia.

A senhora Cordélia de Jesus cedia seu apartamento no bairro das Laranjeiras para que o grupo pudesse se reunir. Nesta época o Swami Paratparananda visitava o grupo anualmente por alguns dias.

Por anos a fio este pequeno apartamento passou a contar com as visitas de grandes monges e monjas que se demoravam desde alguns poucos dias até semanas inteiras em nossa cidade elevando nossos espíritos e reavivando o espírito da Vedanta na cidade.

O TRABALHO DO SWAMI NIRMALATMANANDA NO BRASIL
Swami Nirmalatmananda
Em março de 1999, o grupo de devotos em São Paulo recebeu seu primeiro monge residente, Swami Nirmalatmananda, que tem liderado o Movimento Vedanta em todo o Brasil.
Desde 1999, o Swami faz visitas regularmente o grupo no Rio, hospedando-se em um pequeno apartamento de um cômodo onde dava entrevistas para aspirantes. Ele também fazia palestras e conduzia a cerimônia de arati no apartamento da Sra. Cordelia de Jesus.
À medida que o número de devotos aumentava gradualmente, sentiu-se a necessidade de um lugar maior. Posteriormente, o apartamento de um quarto e o próprio apartamento da Sra. Cordelia foram doados e vendidos. Assim as atuais instalações do Ashrama foram adquiridas.
O Swami vem trabalhando incansavelmente em todo o território brasileiro divulgando a mensagem do Vedanta a inúmeras pessoas, orientando e motivando-as.
O ASHRAMA

Nossa casa foi construída em 1865 (contemporânia de Sri Ramakrishna) sendo preservada pelo Patrimônio Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Ela tem cerca de 5300 sq.ft de área construída, com um pequeno jardim em ambos os lados, e um estacionamento para 6 carros na parte de trás. Há uma bela árvore de bell no jardim que é muda de uma árvore plantada pelo próprio Swami Vivekananda.

O centro conta com um salão de conferência com capacidade média para 80 pessoas, um templo com capacidade para 50 pessoas, uma pequena sala de jantar, cozinha, escritório, dispensa, 4 banheiros e três dormitórios um dos quais é uma suíte.

O grupo é vibrante, cheio de vida, com um maravilhoso grupo de música chamado "Grupo Gadhai" que canta os hinos do arati, alguns bhajams e outras músicas de natureza devocional. Todos os anos chegam novas pessoas desejosas de conhecerem sobre Vedanta.

No ano de 2006 o grupo passou a ser um subcentro oficial do centro de São Paulo.

CONSTITUIÇÃO LEGAL E CONTAS
Ato constitutivo de nossa instituição - primeira folha

Somos uma instituição sem fins lucrativos legalmente constituída e afiliada à Ordem Ramakrishna na Índia. 

Nosso estatuto possui regras bem definidas. 

Realiza-se anualmente assembleias gerais anuais, eleição periódica de titulares de cargos, apresentação de contas, etc.

Nossas contas anuais são auditadas, o balanço é elaborado e apresentado aos membros e ao governo. 

DAS ATIVIDADES

Sempre que o Swami visita o Centro, o ashrama se torna muito vibrante. Ocorrem palestras públicas nos finais de semana que contam com uma frequência média de 60 e 80 participantes. Todos os Domingos temos reunião de estudo seguida de Arati e meditação. Às Segundas-feiras, antes do arati, temos o canto do Shiva Mahimnam Stotram. Mesmo nos dias de semana, à noite, os satsangas atraem um bom número de pessoas dentre membros e novos visitantes. Entrevistas pessoais, conversas descontraídas à mesa de jantar tornam o clima do ashrama muito especial. Também é realizado um trabalho social de pequena dimensão ainda. Quando o Swami não está presente, o grupo se reúne dois dias por semana. O grupo de música (Grupo Gadai) é um dos melhores e torna as coisas muito vivas e frescas.

Tantas coisas boas acontecem neste lugar

Satsanga, palestras estudos

Palestras públicas sobre temas específicos são realizadas aos sábados e domingos, precedidas de canto devocional pelo 'Grupo Gadai'. As aulas sobre os textos sagrados  acontecem uma vez por semana, sendo seguids da cerimônia da  Aarati e meditação.
Satsanga e sessões de perguntas e respostas são realizadas em ocasiões especiais.
Aarati, meditação e pequenas leituras fazem parte da programação normal.
Todos são bem-vindos a participar desses programas.

Aconselhamento espiritual

O Swami dá entrevistas pessoais a aspirantes fervorosos que buscam orientação em assuntos espirituais. Este aconselhamento normalmente é feito em entrevistas agendas previamente. Espera-se que o buscador esteja familiarizado com algumas ideias básicas da literatura Ramakrishna Vivekananda Vedanta, participando dos eventos do Ashrama.

Meditação e Arati

Aarati regular (serviço cerimonial noturno) seguido por canto devocional e meditação é realizado no templo. Todos são bem-vindos a participar.
Uma pequena seção de vendas de livros e uma biblioteca são mantidas para o benefício de todos os devotos.

Música devocional

Em 2002, o 'Grupo Gadai' foi formado para treinar e realizar canto devocional no templo e em todos os eventos públicos. Muitos jovens devotos estão se interessando por essa prática devocional. O grupo performa alguns hinos védicos, cantigas em Português e outras mais em sânscrito, incluindo canções tradicionais da ordem Ramakrishna.

Encontros com o conhecimento

A Vedanta encoraja o diálogo sobre tópicos inter-religiosos, ciência, artes, espiritualidade, 
auto aprimoramento e psicologia. 
Os especialistas nestas áreas são convidados para apresentarem suas ideias e pontos-de-vista. Essas atividades são organizadas ocasionalmente.

Serviço voluntário

 A prática de Karma Yoga é estimulada por meio do serviço voluntário. Os devotos são encorajados a oferecer serviço voluntário nas seguintes áreas: manutenção de santuários, jardinagem, serviço de cozinha, limpeza geral, suporte de escritório, manutenção de sistemas de áudio e vídeo e contabilidade. O serviço voluntário ajuda a reduzir o custo de manutenção geral do Ashrama. Você é muito bem-vindo para participar do  Karma Yoga.                                                      

O BAIRRO DE SANTA TERESA

O Charmoso bairro de Santa Teresa onde fica localizado o nosso Ashrama (em fotos)

​PROJETO: UM CENTRO RENOVADO COM UM MONGE RESIDENTE

O projeto está dividido em três frentes de trabalho. Seu suporte genersoso na forma de donativos e contribuições será muito bem-vindo. Por favor, encorage seus amigos, parentes e amigos a tomarem parte desta nobre iniciativa.

Aquisição de uma casa nas adjacências
​"Shanti Nivas"

​R$ 610.000,00

"Shanti Nivas", uma nova propriedade residencial, medindo 146o sq. ft, foi adquirido em julho de 2021 para acomodar os membros monásticos.
A casa está localizada na Rua Pintora Djanira número 22 em Santa Teresa, a um minuto a pé do centro principal na Rua Paula Matos, 162, Santa Teresa.

Reforma e Revitalização do Ashrama
R$ 120.000,00

A edificação principal do Ashrama remonta a 1865. É uma construção protegida pelo Patrimônio Histórico da cidade. Por se tratar de uma construção antiga, necessita de constantes reparos e restaurações. Desde maio de 2021, empreendemos amplas reparações e renovações para resolver problemas recorrentes como a impermeabilização do telhado, pintura, reparação das paredes, renovação do Santuário e dos quartos, dentre outros.

Novos Sistemas de Audivisuais
R$ 25.000,00

Nosso equipamento multimídia não é atualizado há vinte anos. Precisamos urgentemente de equipamentos de áudio e vídeo de última geração, como microfones, alto-falantes, roteadores de sinal de internet, retroprojetores, tela de projeção, câmeras de filme e computadores. Isso facilitará a organização eficiente de nossos eventos.

A residência do Swami permanente 

As obras de renovação do Ashrama

​Ajude-nos contribuindo livremente

PARA DEPÓSITO DIRETO

Conta corrente   

BANCO BRADESCO

Banco: 237 - Bradesco
Agência: Flamengo: 1414-1
Conta: 29284-2
CNPJ: 40.166.761/0001-32

Pix

UTILIZE NOSSO CNPJ

40.166.761/0001-32

Ficaremos honrados em conhecer você e saber sobre seu depósito direto. Para isto basta acessar e preencher o formulário abaixo e nos envia-lo. Se você prefere manter-se anônimo, não precisa seguir este passo.

ACESSE O FORMULÁRIO
PARA DEPÓSITO ONLINE EM CARTÃO DE CRÉDITO

​Indique abaixo para que frente você deseja fazer a sua doação

Sobre a segurança desta transação: Os dados de seu cartão de crédito não serão armazenados e nem compartilhados.

PARA O PROJETO EM GERAL
AQUISIÇÃO DA CASA NAS ADJACÊNCIAS (SHANTI NIVAS)
REFORMA E REVITALIZAÇÃO DO ASHRAMA
RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO

Evolução do projeto

VEJA O RELATÓRIO


Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro


NOME DO PROJETOVALOR DO INVESTIMENTODOAÇÕES RECEBIDASDATA DE ATUALIZAÇÃO
Aquisição da nova casa (Shanti Nivas)              R$ 610.000,00R$ 250.000,00
 Reformas do Ashrama R$ 120.000,00R$ 70.000,00 
 Recursos de comunicação R$ 25.000,00

Levante, desperte e não pare até que a meta seja alcançada.

~Swami Vivekananda~

Swami Vivekananda

​CONTATO

Ficaremos felizes em responder às suas perguntas.

ENDEREÇO


 Rua Paula Matos 162, Santa Teresa - 
 Rio   de Janeiro - RJ - Brasil

 CEP: 20.251-550

TELEFONES


 Fixo: +55 21 2224-3295

 Recado 1: +55 21 99306-0603   

 Recado 2: +55 21 9931-56158   


NA WEB


 Email    : [email protected]
 Website : www.vedantarj.org.br


Vamos ficar conectados?

BASTA PREENCHER ESTE FORMULÁRIO