Precursores : Discípulos monásticos

Introdução

Os discípulos monásticos de Sri Ramakrishna, com exceção de Swami Advaitananda, tinham apenas 20 anos ou pouco mais quando chegaram a Ele. Provinham de famílias bengalis de classe média e, em sua maioria, eram colegiais ou estudantes de nível universitário. Já eram jovens de corpos puros, mentes vigorosas e alma irretocável. Todos tinham nascido com atributos espirituais pouco comuns. Sri Ramakrishna os aceitou à primeira vista como seus filhos, familiares, amigos e companheiros. Seu toque mágico os fez evoluir e mais tarde cada um refletiu, na sua medida, a vida do Mestre, levando a chama de sua mensagem por terra e por mar.

​Swami Vivekananda (1863 - 1902)

Swami Vivekananda foi o principal discípulo de Sri Ramakrishna e o grande divulgador da Vedanta para o mundo. Foi o representante do Hinduismo e a Religião Universal no primeiro Parlamento das Religiões em Chicago em 1893 onde se revelou como um homem de grande presença e aguçado intelecto, sendo convidado para palestras por toda América e Europa. Depois de sua primeira visita ao Ocidente, Swami Vivekananda retornou à Índia e fundou a Ramakrishna Mission em 1 de maio de 1897.

Quem é quem na Ordem Ramakrishna

Um documento valioso em PDF com mais detalhes sobre Sri Ramakrishna
e seus discípulos.

​Swami Brahmananda (1863 - 1922) 

Rakhal Chandra Ghosh, que viria a ser o Swami Brahmananda, o "Filho Espiritual " de Sri Ramakrishna, nasceu em uma família aristocrática, em Basirhat, Bengala, Índia. Cresceu forte e saudável, sempre demonstrando uma forte tendência para a espiritualidade. Na faculdade conheceu Narendra [Vivekananda] e tornaram-se amigos. Conheceu Sri Ramakrishna e foi por ele treinado, tendo alcançado estados espirituais muito elevados. Após a morte de Sri Ramakrishna, Rakhal, junto com Narendra e outros discípulos de Ramakrishna, abraçou a vida monástica e se tornou Swami Brahmananda. Passou anos como monge errante, visitando lugares de peregrinação e praticando severas austeridades. Swami Vivekananda profetizou que Swami Brahmananda seria um autêntico dínamo espiritual. Ele foi o primeiro presidente da Ordem e deixou corpo em profundo samadhi.

Swami Shivananda (1854 - 1934)

Tarak Nath Ghoshal (Swami Shivananda) era filho de Ramkanai Ghoshal que tratava de assuntos legais de Rani Rasmani. Ele nasceu em Barasat, perto de Calcutá. A mãe de Tarak, Bamasundari era também uma senhora muito piedosa. Tarak encontrou pela primeira vez Sri Ramakrishna na casa de uma devota, Ram Chandra Dutta, em 1880. Foi atraído pelo Mestre desde o primeiro instante. Shivananda, após abraçar os votos de monge, ele peregrinou muito, fez muitas austeridades, e alcançou altos níveis na espiritualidade. Ele foi o segundo Presidente da Ramakrishna Math and Mission.

Swami Premananda (1861 - 1918)

O nome Swami Premananda foi dado à Baburam por Swami Vivekananda Nos tempos de monastério, significando felicidade suprema do amor universal. Nascido em família abastada em 10 de dezembro de 1861, Baburam completou seus primeiros estudos em seu vilarejo natal Antpur (Bengal), vindo depois para Calcutta para estudar  no Metropolitan Institution. Lá teve o privilégio de ter `M" ( Mahendranath Gupta ),o autor de O Evangelho de Sri Ramakrishna, como professor e Rakhal ( Swami Brahmananda) como colega. Este último foi o instrumento que levou Baburam a Sri Ramakrishna.. Passou a maior parte de sua vida em monastérios em Baranagore, Alambazar e Belur Ele cuidava da parte do ritual da ordem interna, cuidava dos visitantes, e treinava os jovens discípulos aspirantes. Seu amor maternal e carinho eram sentidos por todos que dele se aproximavam. Muitos jovens foram transformados por seu toque mágico. Uma doença fatal, Kala Azar, levou-o em 30 de julho de 1918.

Swami Saradananda (1865 - 1927)

Swami Saradananda nasceu em Calcutá, chegou à Dakshineswar em outubro de 1883, contava então com dezoito anos de idade. O pai de Sarat possuía uma farmácia e seu desejo era que o filho se tornasse médico, tendo ele chegado a ingressar no Medical College de Calcutá. Mas quando Ramakrishna ficou seriamente doente, Sarat abandonou seus estudos para cuidar do Mestre, nunca tendo retornado, e tornou-se monge. Porém pelo resto de sua vida seguiu a sua vocação de zelar pelos enfermos. Mais tarde foi primeiro secretário da Ramakrishna Math and Mission e dirigiu o escritório até sua morte em 1927.

Swami Ramakrishnananda (1863 - 1911)

Swami Ramakrishnananda nasceu numa família Brahmin ortodoxa num distrito de Bengala, em 13 de julho de 1863. Shashi concluiu sua instrução escolar no Metropolitan College, Calcutá. Num dia de outubro de 1883, Shashi e seu colega Sarat chegaram à Dakshineswar para ver o Mestre. De Shashi e Sharat, Sri Ramakrishna falava que ambos haviam sido seguidores de Cristo numa existência passada. Shashi era a personificação do serviço. Depois da morte do mestre se juntou aos outros irmãos discípulos no monastério de Baranagore.  Shashi toma então o nome de Swami Ramakrishnananda.Em 1897, Ramakrishnananda tornou-se o fundador da Ramakrishna Mission em Madras e no sul da índia, e continuou na sua direção até a sua morte em 1911.

Swami Advaitananda - (? - 1909)

Swami Advaitananda nasceu Gopal Chandra Ghosh. E foi o mais velho dos discípulos do Mestre, sendo mais velho que o próprio mestre. Gopal era um homem casado e por ocasião da morte de sua esposa ele ficou desconsolado. Um amigo, que era devoto do Mestre, insistiu então que eles fossem à Dakshneswar. Como ele começou a freqüentar a companhia do mestre, finalmente ele renunciou ao mundo e serviu ao Mestre até o final de sua doença. Ele  viajou e peregrinou por vários lugares sagrados, como Kedarnath, Badrinarayan, e Hardwar no norte, Dwaraka no oeste, e Rameswaram e outros lugares no sul. Depois de sofrer de complicações no estomago, ele fez sua passagem em 28 de Dezembro de 1909, a idade de 81 anos.

Swami Adbhutananda (? - ?)

"Latu é o grande milagre de Sri Ramakrishna", Swami Vivekananda uma vez disse em relação à Swami Adbhutananda. "Não tendo absolutamente nenhuma educação, atingiu o mais alto grau de sabedoria apenas com o toque do Mestre".  Latu nasceu de pais humildes no vilarejo de Chapra em Bihar. Pouco se sabe de sua vida passada, desde que Latu deixou sua vila para ir à Calcutá trabalhar na casa de  Ram Chandra Datta, que era devoto de Sri Ramakrishna, ouvindo assim falar no grande Mestre. Mais tarde foi trabalhar como atendente de Sri Ramakrishna tendo assim a tão ansiada oportunidade de servir ao Mestre.

Swami Turyananda (1863 - 1922)

Hari Nath Chattopadhyaya ou Swami Turiyananda,   nasceu em Calcutta em Baghbazar. Seu pai foi Chandra Nath e sua mãe Prasannamayi. Aos 12 anos perdeu ambos os pais tendo encontrado  Sri Ramakrishna em Baghbazar por volta dos treze ou quatorze anos, tornando-se um freqüentador do templo em Dakshineswar. Depois da perda de Sri Ramakrishna, ele foi um dos discípulos que tomou os votos no Math de Baranagore. Por 12 anos visitou vários lugares de peregrinarão na  Índia. Em 1899, ele  acompanhou Swami Vivekananda à América para pregar a Vedanta; retornando à Índia em 1902. Ele passou seus últimos dias em  Varanasi antes da sua partida em 21 de julho de 1922.

Swami Abhedananda (1866 - 1939)

Kali Prasad Chandra (Abhedananda) foi um brilhante estudante. Desde tenra idade estudou Sânscrito e filosofia Ocidental. Sendo fascinado pelosYoga Sutras de Patanjali, ele ficou ansioso por conhecer alguém que pudesse ensinar os métodos de meditação prescritos. Quando foi levado por um colega até Ramakrishna, ele o disse: ‘Você foi um grande yogi em sua vida anterior; Este é seu último nascimento.' Depois da morte de Sri Ramakrishna, ele ingressou na Ordem e ficou conhecido como Abhedananda. Em 1939, Abhedananda era o último sobrevivente dos discípulos diretos.

Swami Niranjananda (? - 1904)

Nitya Niranjan Ghosh (Niranjanananda) chegou até Ramakrishna com a idade de 18 anos. Ele era então um jovem alto e forte, muito bem apessoado.  M dizia que  Ramakrishna freqüentemente elogiava a franqueza e inocência de Niranjan. Depois da morte de Ramakrishna, Niranjan foi um dos que mostraram especial devoção pelas  cinzas e outras relíquias do Mestre. Era também muito devoto de Sarada Devi, à  qual os devotos chamavam “Santa Mãe” [Holy Mother]. Morreu de cólera em 1904.

Swami Vijnananda (1868 - 1938)

Hari Prasanna Chattopadhyaya, mais tarde Swami Vijnanananda, (1868-1938) nasceu em Etawa, Uttar Pradesh, num dia auspicioso. Ele teve sua educação em Varanasi e mais tarde em Calcutá. Era um brilhante estudante de Engenharia no College de Poona. Desde os seus dias de colégio, costumava visitar Sri Ramakrishna em Dakshineswar. Ele abandonou seu trabalho para se juntar à Ordem Ramakrishna em Alambazar monastério. Depois da passagem de Swami Akhandananda, tornou-se o quarto Presidente da Ordem Ramakrishna. Foi um dos principais responsáveis pela construção do templo dedicado à Sri Ramakrishna em Belur Math. 

Swami Akhandananda (1864 - 1937)

Gangadhar Ghatak, que viria a ser o Swami Akhandananda, nasceu em Calcutá. De temperamento profundamente espiritual, tinha hábitos ortodoxos extremados. Tomava banho várias vezes por dia, cozinhava sua própria comida, lia o Gita e outras escrituras e praticava meditação com regularidade. Encontrou-se com Sri Ramakrishna com seu amigo Harinath (Swami Turiyananda).  Até agosto de 1886, quando o Mestre entrou em mahasamadhi , Gangadhar ia seguido a Dakshineswar e depois a Cossipore, para encontrá-lo e servi-lo. Sentindo um desejo ardentemente de levar a vida de monge errante, em fevereiro de 1887 fez a primeira de três longas peregrinações até o Tibet. Regressou à Índia e depois de passar alguns meses felizes na companhia de seus gurubhais, em julho de 1890 partiu novamente em peregrinação no Himalaia, desta vez com Swami Vivekananda, por quem estava ligado por profunda afeição. Quando Swami Vivekananda partiu para os Estados Unidos, Swami Akhandananda, pôs em prática o ideal de Vivekananda de prestar ajuda humanitária. Foi eleito Presidente do Ramakrishna Math & Mission e entrou em mahasamadhi na idade de 71 anos, em Belur Math. 

Swami Subodhananda (1867 - 1932)

Subodh Chandra Ghosh nasceu em Calcutá em 8 de novembro de 1867 na família de Shankar Ghosh, proprietário do famoso templo de Kali em Kalitala (Thanthania), Calcutá. Subodh foi estudante da Hare School e posteriormente admitido na escola fundada por Pandit Ishwar Chandra Vidyasagar. Raras são as pessoas que reunem em si a simplicidade de uma criança com a sabedoria de um sábio, esta maravilhosa combinação podia ser encontrada em Swami Subodhananda. Ele foi tesoureiro da Ramakrishna Mission. Subodhananda sempre mostrou uma grande simpatia pelos Brahmacharins e monges da Ordem, e eles o tinham como conselheiro. Essa grande alma fez sua passagem em 9 de dezembro de 1932.

Swami Yogananda (? - 1909)

Swami Yogananda foi uma das raras pessoas que nascem neste mundo. Ele morava perto de Dakshineswar. Foi visitar Dakshineswar uma vez para trazer flores,  e aí encontrou com Ramakrishna. Ele tornou-se um admirador de Sri Ramakrishna e discípulo da Santa Mãe. Yogananda continuou suas práticas espirituais, especialmente na repetição de mantra. Ele foi um dos filhos da Santa Mãe, que teve a oportunidade de serví-la. Fez muitas austeridades na sua vida, e em fim, seu corpo não pûde tolerar essas austeridades. Ele deixou seu corpo em 1909.

Swami Trigunatitananda

Swami Trigunatitananda nasceu em Calcutá. Ele era muito forte. Gostava de ginástica etc. Foi para os Estados Unidos, e construiu o primeiro templo de Sri Ramakrishna no oeste, em São Francisco. Este foi primeiro templo hindu no ocidente. Ele teve uma morte trágica.

Há uma vasta bobliografia sobre Vedanta

A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.