OS RISHIS DA VEDANTA

Na Vedanta, Rishi refere-se a um sábio ou vidente que alcançou a realização da verdade suprema através da contemplação profunda e da prática espiritual. Esses sábios são considerados como os mensageiros divinos que receberam os ensinamentos sagrados dos Vedas através da meditação e da intuição, e transmitiram esses ensinamentos aos seres humanos.
De acordo com a moderna Vedanta, os Rishis foram homens e mulheres que transcenderam a limitação da mente e perceberam a natureza da Realidade Suprema que subjaz a toda a criação. Eles alcançaram a iluminação através da meditação, da prática espiritual e da contemplação constante, e sua percepção se tornou tão clara que eles foram capazes de ver o Divino em tudo.
Os Rishis foram os primeiros a compreender a interconexão e a interdependência de toda a vida e a natureza divina do universo. Eles perceberam que a vida não é um acaso, mas um propósito, e que cada ser humano tem um papel a desempenhar na vida. Eles ensinaram que o objetivo final da vida é a realização da Verdade Suprema, que é a própria essência de todos os seres.

Além disso, destaca-se que os ensinamentos dos Rishis não são apenas para os tempos antigos, mas também são relevantes para a era moderna. Os ensinamentos dos Rishis são universais e atemporais e podem ser aplicados em qualquer época e em qualquer lugar. Eles oferecem um caminho para a realização pessoal e uma abordagem para a solução de problemas universais.

Em resumo, os Rishis são considerados como guias divinos que nos mostram o caminho para a iluminação e a realização da Verdade Suprema. Eles nos ensinam a importância da meditação, da contemplação constante e da prática espiritual na jornada da vida e nos mostram como podemos viver em harmonia com o universo.

"Sejam todos vocês Rishis e sábios. Esse é o segredo. Cedo ou tarde todos seremos Rishis. O que quero dizer com Rishi? Refiro-me à pessoa completamente pura. Procurem a pureza em primeiro lugar e alcançarão o poder."

Swami Vivekananda

  

Grandes mulheres que foram Rishis


​​Grandes mulheres que foram Rishis

Existem algumas mulheres notáveis que contribuíram significativamente para a tradição da Vedanta. Essas mulheres foram pioneiras em sua época, superando as barreiras sociais e culturais para se destacarem na tradição da Vedanta. Suas contribuições são inestimáveis ​​e continuam a inspirar as mulheres que buscam seguir o caminho espiritual da Vedanta.Aqui estão algumas delas:
Gargi
Gargi é uma figura importante da tradição védica e é considerada uma rishi, ou seja, uma sábia mulher que teve uma compreensão profunda dos ensinamentos védicos.
Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Gargi, mas ela é conhecida por seu papel como participante em um debate filosófico com o rishi Yajnavalkya, que é descrito no Brihadaranyaka Upanishad, um dos textos mais importantes da filosofia vedanta.
No debate, Gargi faz perguntas desafiadoras a Yajnavalkya, buscando uma compreensão mais profunda da natureza da realidade última. Ela demonstra uma compreensão profunda dos ensinamentos védicos e é elogiada por Yajnavalkya por sua inteligência e coragem.
A contribuição de Gargi para a filosofia vedanta reside em seu papel como uma das poucas mulheres que são mencionadas nos textos védicos e em sua participação no debate com Yajnavalkya, que é considerado um dos diálogos filosóficos mais importantes da tradição védica. Ela desafia as normas patriarcais da época e serve como um exemplo de uma mulher sábia e erudita.
Além disso, a presença de Gargi no texto védico sugere que a igualdade de gênero era valorizada na tradição védica e que as mulheres tinham um papel significativo na busca da realização espiritual.
Gargi é uma figura importante da tradição védica e é valorizada por sua participação no debate filosófico com Yajnavalkya e por seu papel como uma rishi que desafiou as normas patriarcais da época. Sua presença nos textos védicos sugere que a igualdade de gênero era valorizada na tradição védica e que as mulheres tinham um papel significativo na busca da realização espiritual.
Maitreyi
Maitreyi (ou Maitreyi Upanishad) é uma rishi mencionada nos textos védicos, e é considerada uma figura importante da tradição hindu e da filosofia vedanta.
Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Maitreyi, mas ela é conhecida por seu papel como discípula do rishi Yajnavalkya, um dos principais filósofos e sábios da tradição védica. Maitreyi é descrita como tendo uma mente aguda e perspicaz, e seu diálogo com Yajnavalkya é registrado no Maitreyi Upanishad.
Nesse diálogo, Maitreyi questiona Yajnavalkya sobre a natureza da alma e do universo, buscando uma compreensão mais profunda da verdade última. Ela demonstra uma compreensão profunda dos ensinamentos védicos e é elogiada por Yajnavalkya por sua inteligência e sabedoria.
A contribuição de Maitreyi para a filosofia vedanta reside em seu papel como uma das poucas mulheres mencionadas nos textos védicos e em sua busca pela compreensão da natureza da realidade última. Seu diálogo com Yajnavalkya é um exemplo de como as mulheres eram valorizadas na tradição védica e tinham um papel significativo na busca da realização espiritual.
Além disso, o diálogo entre Maitreyi e Yajnavalkya é considerado um dos diálogos filosóficos mais importantes da tradição védica e é valorizado por sua discussão profunda e sofisticada sobre a natureza da alma e do universo.
Maitreyi é uma figura importante da tradição védica e é valorizada por seu papel como discípula de Yajnavalkya e por seu diálogo com ele sobre a natureza da realidade última. Sua presença nos textos védicos sugere que as mulheres tinham um papel significativo na busca da realização espiritual e que a igualdade de gênero era valorizada na tradição védica.
Apala
Apala é uma rishi mencionada nos textos védicos e é considerada uma figura importante da tradição hindu e da filosofia vedanta.
Apala é mencionada no Rigveda, um dos textos védicos mais antigos, onde é descrita como uma mulher nobre que buscou a realização espiritual através da devoção e do autocontrole. Sua história é contada no hino 10.86 do Rigveda, no qual ela é elogiada por sua disciplina e força de vontade.
De acordo com o hino, Apala foi rejeitada pelo seu próprio pai por causa de uma doença que a deixou com marcas no corpo. Ela então se voltou para a devoção e o autocontrole como forma de superar sua adversidade e buscar a realização espiritual. Apala é elogiada por sua devoção e determinação, e é descrita como uma figura inspiradora para aqueles que buscam a realização espiritual.
A contribuição de Apala para a filosofia vedanta reside em seu papel como uma das poucas mulheres mencionadas nos textos védicos e em sua busca pela realização espiritual através da devoção e do autocontrole. Sua história é um exemplo de como as mulheres eram valorizadas na tradição védica e tinham um papel significativo na busca da realização espiritual.
Além disso, a história de Apala destaca a importância do autocontrole e da devoção como meios de alcançar a realização espiritual, e é um exemplo inspirador para aqueles que buscam a espiritualidade em suas próprias vidas.
Apala é uma figura importante da tradição védica e é valorizada por sua busca pela realização espiritual através da devoção e do autocontrole. Sua presença nos textos védicos sugere que as mulheres tinham um papel significativo na busca da realização espiritual e que a igualdade de gênero era valorizada na tradição védica.
Lopamudra
Lopamudra é uma rishi mencionada nos textos védicos e é considerada uma figura importante da tradição hindu e da filosofia Vedanta.
Lopamudra é mencionada no Rigveda, um dos textos védicos mais antigos, onde é descrita como a esposa do sábio Agastya. Ela é considerada uma figura inspiradora devido à sua busca pela realização espiritual através da devoção e do autocontrole.
A história de Lopamudra é contada no hino 1.179 do Rigveda, onde ela pede ao seu marido, o sábio Agastya, para ajudá-la a alcançar a realização espiritual. Ela expressa seu desejo de se tornar uma rishi e seguir o caminho espiritual. Agastya então a orienta sobre os ensinamentos espirituais e a ajuda a alcançar a iluminação.
A contribuição de Lopamudra para a filosofia Vedanta reside em seu papel como uma das poucas mulheres mencionadas nos textos védicos e em sua busca pela realização espiritual através da devoção e do autocontrole. Sua história é um exemplo inspirador de como as mulheres tinham um papel significativo na busca da realização espiritual e da igualdade de gênero valorizada na tradição védica.
Além disso, a história de Lopamudra destaca a importância da devoção e do autocontrole como meios de alcançar a realização espiritual e é um exemplo para aqueles que buscam a espiritualidade em suas próprias vidas.
Lopamudra é uma figura importante da tradição védica e é valorizada por sua busca pela realização espiritual através da devoção e do autocontrole. Sua presença nos textos védicos sugere que as mulheres tinham um papel significativo na busca da realização espiritual e que a igualdade de gênero era valorizada na tradição védica.


Grandes crianças que foram Rishis


​Grandes crianças que foram Rishis

Existem histórias interessantes e inspiradoras sobre Rishis que foram crianças prodígios e fizeram importantes contribuições. Citaremos apenas alguns exemplos de Rishis da Vedanta que foram crianças e fizeram importantes contribuições para a tradição. Cada uma delas é reverenciada por sua devoção, coragem e busca pela Verdade Suprema. Aqui estão alguns exemplos:
Shankara

Shankara é um dos mais importantes filósofos e Rishis da tradição Vedanta. Ele é conhecido por ter viajado pela Índia em tenra idade e ter debatido com muitos sábios e filósofos. Ele escreveu muitos textos importantes sobre Vedanta, incluindo os comentários sobre os Upanishads, Brahma Sutras e Bhagavad Gita. Ele é considerado o fundador do Advaita Vedanta e sua filosofia continua sendo influente até hoje.

Nachiketa
Nachiketa é o personagem principal do Katha Upanishad e é considerado um rishi criança. A história começa com o pai de Nachiketa realizando um yajna (ritual de sacrifício) para obter riquezas, onde se oferece uma série de presentes aos homens santos. Durante o yajna, ele oferece tudo o que tem, porém coisas sem muito valor, como vacas velhas etc. como sacrifício. 
No entanto, Nachiketa questiona seu pai sobre o valor de dar coisas insignificantes para os santos. Então perguntou insistentemente ao pai a quem ele lhe daria e o pai, irritado, o envia para a morte como uma forma de resposta. Nachiketa chega ao reino de Yama, o deus da morte, mas Yama está ausente e Nachiketa espera por três dias.
Quando Yama retorna, ele se desculpa pela espera e oferece a Nachiketa três desejos como compensação. Nachiketa escolhe aprender sobre o conhecimento supremo, o fogo sacrificial e a forma de obter a libertação do ciclo de nascimentos e mortes.
A história continua com Yama ensinando a Nachiketa esses ensinamentos profundos e espirituais, que são considerados uma das principais lições do hinduísmo. A história de Nachiketa é frequentemente interpretada como uma alegoria sobre a busca pela verdade e pelo conhecimento espiritual, mesmo diante das adversidades.
Desta forma, Nachiketa é um personagem importante no Katha Upanishad, considerado um rishi criança, que busca o conhecimento espiritual e a verdade sobre a morte e a vida após a morte, tendo a oportunidade de aprender com o próprio deus da morte, Yama.
Dhruva

Dhruva é um personagem do Ramayana e um dos Rishis mais famosos da tradição hindu. Ele é considerado um exemplo de determinação e prática espiritual intensa. Quando era criança, ele foi desprezado por sua madrasta e decidiu procurar a ajuda de Deus. Ele se retirou para a floresta e meditou por muitos anos até que o Senhor Vishnu apareceu para ele e o abençoou. Dhruva se tornou um grande sábio e é reverenciado por sua devoção e iluminação.

Prahlada

Prahlada é um personagem da mitologia hindu e um Rishi cuja devoção a Deus foi inabalável. Quando criança, ele foi perseguido por seu próprio pai, que era um demônio (asura), por causa de sua devoção a Vishnu. No entanto, Prahlada permaneceu firme em sua fé e, finalmente, o Senhor Vishnu apareceu para ele e o protegeu. Prahlada se tornou um grande sábio e é reverenciado por sua devoção e coragem.

Narada
Narada é uma figura importante do Hinduísmo e da filosofia Vedanta. Ele é conhecido por sua sabedoria e é considerado um rishi, ou um sábio, na tradição védica.
De acordo com as histórias da mitologia hindu, Narada era filho de Brahma, o criador do universo. Ele é conhecido como "Narada Muni" ou "Narada Rishi", o que significa "sábio Narada". Desde a infância, ele era um devoto fervoroso do Senhor Vishnu, e seu amor e devoção por Vishnu o levaram a se tornar um dos maiores sábios da tradição hindu.
Narada é conhecido por sua habilidade em tocar a lira, e muitas histórias descrevem como ele cantava hinos em louvor a Vishnu enquanto tocava seu instrumento. Ele também é conhecido por suas habilidades de comunicação e é frequentemente retratado como um mensageiro divino que transmite mensagens importantes dos deuses para os seres humanos.
Narada é mencionado em vários textos hindus, incluindo os Puranas e os Vedas. Ele é considerado uma figura importante da filosofia Vedanta por causa de sua compreensão profunda da natureza da realidade e da divindade.
Uma das histórias mais famosas envolvendo Narada é a conversa entre ele e o Senhor Vishnu descrita no Bhagavata Purana. Narada pede a Vishnu para lhe ensinar a respeito da natureza da realidade, e Vishnu explica-lhe os princípios do Bhakti Yoga e da devoção ao divino.
A importância de Narada para a filosofia Vedanta reside em sua compreensão da natureza da realidade e sua devoção ao divino. Ele é valorizado como um modelo de devoção e como um exemplo de como a compreensão profunda da natureza da realidade pode levar à iluminação espiritual.
Narada é uma figura importante da tradição hindu e da filosofia Vedanta. Sua devoção fervorosa ao Senhor Vishnu, sua compreensão profunda da natureza da realidade e sua habilidade em comunicar mensagens importantes o tornam um exemplo inspirador para aqueles que buscam a iluminação espiritual.


Grandes homens que foram Rishis


​Grandes homens que foram Rishis

Aqui citamos alguns sábios que tiveram um impacto significativo para o desenvolvimento da filosofia Vedanta. Sua contribuição é única e eles continuam a ser venerados e estudados até os dias de hoje:
Vaśiṣṭha

Vaśiṣṭha

Vaśiṣṭha ocupa um lugar especial entre os sábios védicos, tanto nas tradições védicas quanto nas tradições purânicas. Ele é considerado um dos sete sábios (saptarṣī) que ouviram os Vedas primeiro,  considerado como um dos primeiros discípulos de Brahma.  

Suas ideias foram tão influentes no desenvolvimento do Vedanta que ele foi chamado de "primeiro sábio vedântico" por Ādi Śaṅkara.

A Mandala 7 do Ṛgveda é creditada a ele e é no Ṛgveda que encontramos as primeiras referências a ele e sua família. Seus pais foram chamados de Mitra-Varuṇa e Urvaśī. No Ṛgveda, seus hinos são dedicados a Agni, Indra e outros deuses. Na tradição purânica, ele é conhecido por ser o professor de Rāma, a sétima encarnação de Vishnu, e também por seus lendários conflitos com Viśvāmitra, outro importante sábio. 

Ele é considerado o autor de vários textos importantes, incluindo o Vashista Samhita, um tratado sobre astrologia, bem como o Yoga Vashista, um texto que explora a natureza da realidade e a relação entre o eu individual e o eu universal.

No Hinduísmo, Vashista é considerado como um dos principais representantes da escola Advaita Vedanta, que ensina que a alma individual é idêntica à consciência divina e que a busca da união com essa consciência é a chave para a libertação espiritual. Seus ensinamentos têm influenciado muitos filósofos e sábios hindus ao longo dos séculos.

Além disso, Vashista é lembrado como um modelo de conduta ética e espiritual, um exemplo de retidão, equilíbrio e devoção. Ele é considerado um modelo para os sacerdotes e eruditos hindus, bem como para aqueles que buscam uma vida de autodomínio e busca espiritual.

Vishvamitra
O Rishi Vishvamitra é uma figura muito importante tanto no Hinduísmo quanto na Vedanta. Ele é considerado um dos sete grandes sábios (ou "rishis") da tradição hindu, e sua história é contada em vários textos sagrados, incluindo o Rigveda, o Ramayana e o Mahabharata.
Segundo a tradição hindu, Vishvamitra começou sua vida como um rei guerreiro, mas depois decidiu se tornar um sábio e buscar o conhecimento espiritual, quando encontrou-se com o Rishi Vasishta. Ele passou muitos anos meditando e praticando austeridades, e finalmente alcançou um nível de realização espiritual tão alto que foi elevado ao status de um dos sete grandes sábios.
Vishvamitra é especialmente conhecido por sua relação com o príncipe Rama, que é o herói do épico Ramayana. Vishvamitra foi um dos gurus de Rama e o ensinou várias habilidades e mantras poderosos que o ajudaram a vencer o demônio Ravana e salvar sua esposa, Sita. Essa história é uma das mais famosas e amadas na tradição hindu, e é frequentemente contada em cantos e peças teatrais.
Além disso, Vishvamitra é considerado uma figura importante na Vedanta por causa de seu papel na elaboração do conceito de "brahmacharya", que é a prática de se abster de relações sexuais para buscar a realização espiritual. Vishvamitra acreditava que essa prática era essencial para alcançar a iluminação e desenvolver o poder espiritual.
Em sua meditação épica para superar todas as dores do coração humano ele descobriu um poderoso mantra, o Gayatri. Vishvamitra compartilhou este poderoso mantra com todas as pessoas e daí vem o significado de seu nome: o amigo do universo. 
Valmiki
Valmiki é conhecido como o autor do épico Ramayana, uma das obras literárias mais importantes da Índia. Acredita-se que Valmiki tenha vivido há cerca de 5000 anos atrás, durante o período védico.
De acordo com a lenda, Valmiki nasceu em uma família de caçadores e, desde jovem, teve que lidar com muitas dificuldades e desafios. 
Valmiki viu-se obrigado a se tornar um ladrão de estradas para sustentar a família. E num episódio em que o sábio Narada o exorta a saber se sua família compartilharia com ele os frutos do seu pecado, ele se decepciona com as respostas, cai em arrependimento e segue o conselho de Narada para meditar no nome de Rama.  Ele não conseguia repetir o nome de Rama, e então Narada o aconselhou a repetir Mara (que significa morte). A partir daí devido a tantas repetições este nome Mara acabou por se converter em Rama. Istou levou tanto tempo, que em torno de Valmiki cresceu um cupinzeiro, e é daí que vem o seu nome que significa: nascido do cupinzeiro.
Certa vez, Valmiki testemunhou uma cena comovente: um pássaro machucado sendo morto por outro. Essa experiência o fez refletir sobre a natureza da vida e da morte e o levou a compor os primeiros versos do Ramayana.
O Ramayana conta a história do príncipe Rama, um avatar do deus Vishnu, e sua luta contra o demônio Ravana para salvar sua esposa Sita, que foi sequestrada por Ravana. A obra é considerada uma das maiores epopeias da literatura mundial e tem grande importância para a religião e cultura hindus.
Valmiki é visto como um modelo para os hindus, pois ele se transformou de um caçador em um sábio e autor de uma das obras literárias mais importantes da Índia. Além disso, sua obra Ramayana é considerada um guia espiritual para os hindus, ensinando valores morais, éticos e espirituais importantes.
Na Vedanta, a filosofia que busca a compreensão da natureza do ser e do universo, o Ramayana é considerado um texto sagrado que ilustra a importância da devoção e do serviço ao divino. O personagem principal, Rama, é visto como um exemplo de como viver uma vida justa e nobre, enquanto Sita é vista como a personificação da devoção e fidelidade.
Valmiki é um rishi venerado no hinduísmo, conhecido como autor do épico Ramayana, uma obra literária importante que ensina valores morais e espirituais. Sua vida e obra são importantes para a compreensão da cultura e filosofia hindu. Valmiki é considerado o primeiro poeta da Índia.
Vyasa
Vyasa é um dos sábios mais importantes da tradição védica e é venerado em toda a Índia como um grande mestre espiritual. Ele é mais conhecido por sua contribuição à literatura hindu, tendo compilado e editado os quatro Vedas, os Puranas, o Mahabharata e o Srimad Bhagavatam.
Vyasa é considerado o autor original dos Vedas, que são os textos sagrados mais antigos da Índia e a fonte da filosofia vedanta. Além disso, ele é creditado como o escritor do Mahabharata, que é uma das mais importantes epopeias hindus e contém alguns dos ensinamentos mais importantes da tradição hindu, incluindo o Bhagavad Gita. 
O Bhagavad Gita, em particular, é um texto central para a filosofia vedanta e é considerado uma das obras mais importantes da literatura espiritual em todo o mundo. Ele apresenta as ideias-chave da filosofia vedanta, incluindo a natureza da realidade, o papel do eu individual e o caminho para a realização espiritual. Vyasa é reconhecido como o compilador e editor do Bhagavad Gita.
Além disso, Vyasa é considerado uma encarnação de Vishnu, uma das principais divindades do hinduísmo. Acredita-se que ele tenha vivido em vários períodos ao longo da história e que tenha ensinado a filosofia vedanta e outras tradições espirituais a muitos discípulos. 
Sua contribuição para o hinduísmo e a filosofia vedanta reside em sua compilação e edição dos textos sagrados, incluindo os Vedas, os Puranas, o Mahabharata e o Bhagavad Gita. Ele é uma figura central na tradição espiritual da Índia e continua a ser uma fonte de inspiração e orientação para milhões de pessoas em todo o mundo.
Shankaracharya
Adi Shankaracharya foi um filósofo indiano que viveu no século VIII e é considerado o fundador da escola de filosofia Vedanta Advaita, uma das principais correntes filosóficas da Índia.
Ele é conhecido por ter revitalizado a filosofia Vedanta e ter sistematizado os textos védicos, especialmente os Upanishads. Shankaracharya defendeu a ideia de que a realidade última é uma única entidade, que é Brahman, e que a verdadeira natureza do ser humano é idêntica a essa entidade.
Seus ensinamentos foram influentes no desenvolvimento da espiritualidade e filosofia hindu, bem como em outras áreas, incluindo a literatura, a arte e a música. Ainda hoje, seus ensinamentos são estudados e praticados por muitos seguidores da filosofia Vedanta Advaita, e ele é reverenciado como um santo e sábio na Índia.
Ramanujacharya

Ramanujacharya foi um filósofo indiano do século XI que defendeu a doutrina do vishishtadvaita vedanta, que ensina que o Ser Supremo é uma realidade pessoal e que o mundo é uma manifestação de sua natureza. Ele é considerado um dos mais importantes teólogos hindus.

Madhvacharya

Madhvacharya foi um filósofo indiano do século XIII que defendeu a doutrina do Dvaita Vedanta, que ensina que o Ser Supremo e o mundo são duas realidades distintas. Ele é considerado um dos mais importantes defensores do teísmo hindu.

Patanjali

Patanjali provavelmente viveu na Índia a cerca de 5.000 anos atrás, no final da era védica (segundo o Swami Vivekananda). Pouco se sabe sobre sua vida pessoal, mas ele é venerado como um grande sábio e mestre espiritual. O Yoga Sutras, que é considerado sua obra-prima, é composto por 196 sutras (aforismas) que explicam a teoria e a prática do yoga em grande detalhe.

Patanjali é um dos sábios mais importantes da tradição védica e é venerado como um grande mestre espiritual e autor do Yoga Sutras. Sua contribuição para o hinduísmo e para a filosofia vedanta reside em sua compreensão profunda da natureza da mente e da realização espiritual e em sua descrição do sistema de yoga, que continua a ser amplamente estudado e praticado em todo o mundo.

Yajnavalkya

Yajnavalkya foi um importante sábio hindu que viveu na Índia antiga, provavelmente por volta do século VIII a.C. Ele é considerado um dos mais importantes proponentes da filosofia Vedanta, uma das seis escolas de filosofia hindu.

A contribuição mais significativa de Yajnavalkya para a filosofia Vedanta foi a formulação do conceito de "Brahman", que é a realidade última e suprema do universo de acordo com essa escola de pensamento. Ele também desenvolveu o conceito de "Atman", que é o eu individual ou a alma, e argumentou que o Atman e o Brahman são, na verdade, um só e mesmo princípio.

Além disso, Yajnavalkya foi um importante comentarista das escrituras sagradas hindus conhecidas como Upanishads, e é considerado o autor do Brihadaranyaka Upanishad, um dos textos mais importantes da filosofia Vedanta.

Em resumo, a importância de Yajnavalkya para a filosofia Vedanta reside na sua contribuição fundamental para a formulação dos conceitos de Brahman e Atman, bem como na sua interpretação e comentário das escrituras sagradas que fundamentam essa escola de pensamento.

O rei Janaka
Janaka foi um importante rei da Índia antiga e é venerado como um grande sábio e rishi na tradição védica. Ele governou o reino de Videha, que ficava na região que hoje é o norte da Índia e do Nepal, por volta do século VIII a.C.
Janaka é conhecido por sua grande sabedoria e realizações espirituais. Ele é lembrado como um líder justo e sábio que governou com grande sabedoria e cuidado pelo bem-estar de seu povo. Mas é também como um grande rishi que ele é mais conhecido, especialmente no contexto do Brihadaranyaka Upanishad.
No Brihadaranyaka Upanishad, Janaka é retratado como um sábio que busca a verdade e que, por meio de sua busca, alcança a realização espiritual. Em um famoso diálogo entre Janaka e o sábio Yajnavalkya, Janaka faz perguntas profundas sobre a natureza da realidade e, ao receber respostas claras e sábias, alcança a realização da verdade.
A contribuição de Janaka para a tradição védica está em sua busca constante pela verdade e na maneira como ele encarnou os ensinamentos espirituais em sua vida diária. Ele é um exemplo inspirador de como é possível buscar a verdade e alcançar a realização espiritual mesmo em meio às responsabilidades e desafios da vida cotidiana.
Janaka é lembrado como um grande rei e sábio da Índia antiga, que encarnou a sabedoria e a realização espiritual em sua vida diária. Sua contribuição para a tradição védica reside em seu exemplo inspirador de busca constante pela verdade e realização espiritual.

"Se houve sábios e Rishis no passado, tenha certeza de que haverá muitos agora também"

Swami Vivekananda

Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta

A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.