• Belur Math

    A Sede da Ordem Ramakrisnha na Índia
  •  Swamis são monges renunciantes

A ORDEM RAMAKRISHNA

Sabe ao que se assemelha o Math? - A um oásis no deserto.
No deserto, onde há uma imensidão de areia escaldante por toda parte, nada mais. O viajante acometido de fome e sede está quase morto. Assim que avista o oásis, ele corre para lá. Quão bonito é o espelho d'água rodeado por uma mata de árvores verdejantes! E também há frutas suculentas! O viajante reanima sua alma e sua vida está salva. 
O Math também é um oásis no caldeirão ardente do deserto das atribulações familiares. Tendo sido escaldados pelo fogo tríplice das obrigações cotidianas, as pessoas se refugiam no Math, buscando paz e equilíbrio interiores.
Foi para a paz dos homens e mulheres que vivem a vida doméstica que Deus criou o Math, os monges e monjas e tudo o mais.
O Math é realmente um oásis em meio ao deserto da vida no mundo.

~Mestre Mahasay ~

A Ordem Ramakrishna

A Ordem Ramakrishna, com sede em Kolkata (antiga Calcutá), é uma das mais respeitadas ordens religiosas na Índia. Constituída por duas organizações irmãs, a Ramakrishna Math e a Ramakrishna Mission, entidades legalmente distintas, mas intimamente conectadas e administradas por um mesmo conselho diretor, a Ordem tem sua sede em Belur Math, Calcutá, Índia. Enquanto a primeira dedica-se à vida espiritual, à religião e à sua divulgação, a última desenvolve atividades humanitárias, praticadas numa perspectiva espiritual.

O Ramakrishna Math e a Ramakrishna Mission constituem o centro de um movimento espiritual de proporções mundiais (conhecido por Movimento Ramakrishna ou Movimento Vedanta). Este movimento, de caráter não político e não sectário com as seguintes premissas:

Harmonia entre as religiões

Harmonia entre oriente e ocidente

Realização espiritual

Essas premissas englobam o desenvolvimento das faculdades humanas, igualdade social e paz para toda humanidade, não fazendo quaisquer distinções de credo, classe social, raça ou nacionalidade.

A Ordem Ramakrishna administra na Índia 15 grandes hospitais, 125 dispensários, 48 unidades médicas móveis, 16 colégios, 203 escolas, 4 escolas politécnicas, 118 albergues de estudantes, 7 orfanatos, 209 bibliotecas, 10 editoras, 2 escolas para crianças deficientes, 3 institutos de agricultura, 5 institutos de treinamento rural e desenvolvimento, 261 centros de educação informal, 124 unidades de auxílio escolar, e muitas; outras instituições dedicadas à diversos tipos de serviços: médico, educacional, cultural e espiritual. Está constantemente ativa no suporte de vítimas de terremotos, enchentes, fome, epidemias, etc. Todas essas atividades sociais são realizadas com o espírito de adoração, como exemplificado por Swami Vivekananda: “Essa é a essência da adoração: ser puro e fazer o bem aos demais.

A Ordem Ramakrishna é uma organização de natureza essencialmente espiritual. Apesar de suas forte atuação no campo do serviço ao próximo, esta não se configura numa instituição assistencialista.

Origem da Ordem Ramakrishna

A Ordem foi inspirada pelo grande santo bengali Sri Ramakrishna. Pouco antes de sua morte, em 1886, Sri Ramakrishna encorajou seus jovens discípulos a seguirem a vida espiritual quando lhes ofereceu a roupa ocre de monge que, na Índia, significa renúncia ao mundo. Confiou o cuidado desses jovens ao seu mais destacado discípulo, Swami Vivekananda que, em 1897, junto de seus irmãos monásticos, fundou a Ordem Ramakrishna.

A sementeira de Sri Ramakrishna

Depois da partida do Mestre, quinze dos seus jovens discípulos (agora ainda mais unidos) começaram a morar juntos em um edifício dilapidado em Baranagar ao norte de Kolkota. Sob a liderança de Narendra, eles formaram uma fraternidade monástica, e em 1887 tomaram os votos formais de sannyasa, assumindo os novos nomes de monges. E assim, Narendra tornou-se Swami Vivekananda (embora tenha assumido este nome muito depois).

A Santa Mãe visualiza um mosteiro para abrigar os monges

Logo após a morte de Sri Ramakrishna (1886), cada um de seus discípulos renunciantes partiu em peregrinação como monge errante, levando uma vida absolutamente austera onde o sustento vinha da generosidade das pessoas piedosas. Todos estavam à busca da iluminação espiritual, custasse o que custasse - fosse mesmo a própria vida. O único monge que permaneceu em Baranagar foi o Swami Ramakrishnananda que fazia culto constantemente a Sri Ramakrishna.

Em 1888, a Santa Mãe partiu novamente em peregrinação a Gaya, uma antiga cidade sagrada por causa do Vishnu pada (os pés do Senhor Vishnu). Ela também visitou Bodh Gaya, onde Buda alcançou a iluminação. Ali, ela visitou um grande mosteiro hindu e ficou contente ao ver os monges que viviam felizes. Eles não passavam necessidades. O coração da mãe Sarada Devi estava angustiado com o pensamento de seus próprios filhos (os discípulos renunciantes de Sri Ramakrishna) que estavam em peregrinação como mendicantes. Ela dissera depois de sua visita: "Parti para visitar o mosteiro em Bodh Gaya. Ela estava cheia de vários gèneros, e os monges não sofriam por falta de recursos. Depois de ver isso muitas vezes, chorei diante do retrato do Mestre e orava assim: 

"Ó Senhor, meus filhos não têm lugar para repousar suas cabeças. Eles têm muito pouco para comer, marchando de porta em porta por um pedaço de alimento. Que eles tenham um lugar como este. "A Mosteiro de Belur foi posteriormente estabelecido pela graça do Mestre".

Swami Vivekananda no Ocidente

O sucesso de Swami Vivekananda começou quando ele representou o Hinduísmo em um congresso religioso internacional, que foi realizado em 1893 em Chicago, EUA. Vivekananda apresentou a Índia como uma sociedade tolerante, que permite a coexistência harmoniosa de diferentes seitas sob o mesmo teto do Hinduísmo, que também aceita as pessoas de outras religiões. Alegou que todas as religiões, definitivamente, oram a um mesmo Deus único e o objetivo de todas elas é o mesmo - chegar a Deus. Ele iniciou seu discurso referindo-se aos outros delegados como "irmãos e irmãs", e assim enfocou seu ponto de vista de que toda a raça humana é uma grande família. Suas mensagens sobre a humanidade atraiu muitas pessoas da cultura europeia e muitos afirmam que ele deu início ao fenómeno europeu dos cultos com mestres indianos.

Após seu sucesso na América, retornou para a Índia e estabeleceu o movimento Ramakrishna com o objetivo de preservar a cultura indiana. Este movimento considera a cultura indiana como a cultura mais humanista e espiritual do mundo. Foi o movimento Ramakrishna que conseguiu restaurar o orgulho do povo indiano pela sua própria cultura - orgulho este que fora perdido depois de séculos de ocpação estrangeira. Sua filosofia influenciou muitos líderes nacionalistas e cada um deles ganhou uma luz particular para lutar pela causa da liberdade e reconstrução da nação.

O Mosteiro  e a Missão Rammakrishna

Templo de Ramakrishna em Belur Math

O Mosteiro Ramakrishna (Ramakrishna Math)

A Ordem Ramakrishna é uma organização monástica para homens inspirada por Sri Ramakrishna (1836-1886), o grande santo bengali do século XIX que é considerado um profeta da Era Moderna. Pouco antes de sua morte, Sri Ramakrishna encorajou seus jovens discípulos a seguirem a vida espiritual quando lhes ofereceu a roupa ocre que, na Índia, significa renúncia ao mundo. Confiou o cuidado desses jovens ao seu mais destacado discípulo, Swami Vivekananda que, em 1897, junto aos seus irmãos monásticos, fundou a Ordem Ramakrishna.

Hospital da Ramakrishna Mission em Itangar

A Missão Ramakrishna (Ramakrishna Mission)

É uma sociedade legalmente constituida, na qual monges do Ramakrishna Math e devotos laicos cooperam na condução de vários tipos de projetos de serviços sociais principalmente na Índia. Foi fundada por Swami Vivekananda (1863-1902), o mais destacado discípulo de Sri Ramakrishna, um dos mais proeminentes pensadores e lideres religiosos de nossa época, considerado como 'um dos maiores modelos para a humanidade', nas palavras do eminente erudito ocidental A. L. Basham.

Centros ao redor do Mundo

Centros afiliados, subcentros e grupos pivados

A Ordem Ramakrishna (Math e Mission juntos) tem 166 centros afiliados ao todo, onde 124 deles esncontram-se na Índia, 13 nos Estados Unidos da América, 12 em Bangladesh, e um centro na África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Cingapura, Fiji, França, Holanda, Japão, Malásia, Mauritânea, Rússia, Reino Unido, Sri Lanka e Suiça. Conta também com 33 sub-centos associados a alguns desses centros, e além desses existe aproximadamente 1000 centros não afiliados, chamados popularmente por "grupos privados" em todo o mundo, fundados por devotos de Sri Ramakrishna e Vivekananda.

A sede mundial da Ordem está situada em Belur Math. Todos os centros afiliados ao Ramakrishna Math estão sob a administração do seu Conselho Curador, enquanto os centros afiliados à Ramakrishna Mission estão sob a administração de seu Corpo Diretor.

As quatro correntes

O Movimento Ramakrishna consiste em quatro correntes. O Mosteiro e a Missão Ramakrishna, juntos, formam a corrente principal. Estas instituições gêmeas foram iniciados por Swami Vivekananda a mando de Sri Ramakrishna e com a ajuda dos outros discípulos do Mestre, sua inspiração original e seu entusiasmo são mantidos através de uma sucessão ininterrupta de mestres espirituais e por uma administração centralizada.

Os devotos não monásticos (devotos laicos) de Sri Ramakrishna formam a primeira corrente do Movimento Ramakrishna. Os devotos laicos têm um papel tão importante a desempenhar no Movimento Ramakrishna quanto aquele dos monges. Pode ser lembrado aqui que Sri Ramakrishna não incentivou seus discípulos chefes de família a renunciarem ao mundo. Por outro lado, um de seus ensinamentos foi que os chefes de família também poderiam realizar Deus pelo cumprimento de certas condições. E vários dos discípulos leigos do Mestre provoram através de sua vida exemplar a verdade de seus ensinamentos. Esses exemplos devem inspirar os nossos devotos chefes de família a trilhar o caminho espiritual de fé, da esperança e da dignidade.

O devotos laicos englobam um grande número de jovens que não querem se casar, mas que por vários motivos não podem se tornar monges. Em cada Ashrama, você vai encontrar esses jovens que prestam muito serviço voluntário. Eles são geralmente referidos simplesmente como "voluntários". Estes formam a segunda corrente.

Sri Sarada Math e Ramakrishna Sarada Mission constituem a terceira corrente do Movimento Ramakrishna.

Os "Centros Privados" funcionando de forma independente, sem filiação administrativa com a Ordem Ramakrishna, constituem a quarta corrente do Movimento Ramakrishna. É claro que não há nada de "privado" sobre eles. Eles são de fato instituições sem fins lucrativos com base nos ideais de Sri Ramakrishna, Santa Mãe e Swami Vivekananda.

Resumo

Vedanta verificou que tudo que se manifesta no mundo, bem como o próprio mundo, está em constante mudança e concluiu que tudo o que é mutável tem um princípio no tempo bem como um fim. Tudo muda e tudo passará. Haverá algo que não muda? Algo que não tenha princípio e nem tampauco um fim? Algo que seja eterno e permanente? Esta é outra descoberta inconteste, Vedanta dá um enfatico sim a esta pergunta, pois constatou que no âmago de todo ser, no Eu mais profundo e recôndito de toda criatura jaz a mesma e única Realidade indivisa, cuja natureza é a pura consciência, eterna e incondicionável, que está além de todo espaço tempo e causalidade. É esta consciência suprema que manifesta-se a si própria como mundo, como criaturas, como corpo, mente, elementos e a própria natureza. Este é o conecito de divindade na Vedanta, o significado da palavra Deus.

Deus é existência, consciência e felicidade infinitas, afirma a Vedanta. Essa realidade é transcendente e impessoal.  Ainda assim, a Vedanta também afirma que Deus pode ser pessoal, assumindo forma humana em diferentes épocas. Mais importante, Deus mora em nossos corações como o divino Ser ou Atman, que não nasce e nem morre, que não é afetado por nossas falhas ou pelas alterações de nossos corpos e mentes. Puro, perfeito, livre de limitações, o Atman é uno com Brahman . O maior templo de Deus é o coração humano, e a meta da vida é manifestar essa divindade. Consciente ou inconscientemente, todo ser humano caminha para expressá-la, pois ela é nossa verdadeira natureza. Finalmente, a Vedanta afirma que todas as religiões ensinam as mesmas verdades básicas a respeito de Deus e do mundo. Milhares de anos atrás, o Rig Veda já declarava: "A Verdade é uma só. Os sábios a chamam por nomes diferentes."

A VERDADE É UMA SÓ. OS SÁBIOS A CHAMAM POR NOMES DIFERENTES.

Há uma vasta bobliografia sobre Vedanta

A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.