Pujas

Em dias especiais como os aniversários de grandes santos e personagens divinos, como marca de nossa reverência e memórias de sua contribuição para a humanidade, adoração especial ou pujas e celebrações dotadas de muita devoção, oferta de flores, comida, mantras, cantos devocionais e contemplação são realizadas no Centro Ramakrishna Vedanta. Os aniversários de Sri Ramakrishna, Santa Mãe Sarada Devi e Swami Vivekananda, Guru Purnima, Durga Puja, Véspera de Natal, Dia de Kalpataru, etc.
Puja ou adoração é o serviço amoroso prestado ao Supremo ou ao amado Senhor ou Mãe Divina. A ideia central por trás do puja é invocar o divino dentro de você e se identificar com ele. Os rituais externos são apenas ajudas para sentir a presença do divino dentro de si.
Esses atos de adoração seguidos de contemplação e meditação são executados de acordo com certos métodos prescritos pelos textos sagrados e devem ser executados com devoção amorosa. Sri Ramakrishna alcançou o mais alto estado de consciência fazendo esses pujas com absoluta sinceridade e dedicação. Ele demonstrou que esses são caminhos válidos para se chegar ao Supremo Absoluto.
Puja feito com fé e compreensão produz um estado mental no qual a presença do Supremo é sentida. Experimentar essa consciência revigorante dia após dia resulta em uma memória vívida que persiste por muito tempo após o término do ritual e, por fim, deixa uma marca permanente em nossas mentes.
Os métodos ensinados pelas escrituras são muitos e todos eles são válidos e valiosos para seus seguidores. Para nós, devotos de Sri Ramakrishna e da Santa Mãe Sri Sarada Devi, eles são a personificação do ideal mais elevado, suas imagens ou fotos são as formas pelas quais gostamos de contemplar a Divindade, nossa verdadeira natureza em profundidade. 
E é por isso que na meditação nos identificamos com eles como nosso Eu residente. O devoto gosta de pensar em si mesmo como filho, servo ou amigo do Divino. Existe um relacionamento amoroso com o Senhor. Isso traz apego emocional ao Senhor e dá alegria pura: Vida, Consciência e Felicidade para sempre!
Ramakrishna
Santa Mãe
Swamiji
Durga
Guru Purnima