Vedanta é uma ciência de investigação do ser humano em profundidade
Introdução
Ao longo de séculos ininterruptos até os dias de hoje os sábios do Vedanta (rishis) têm sondado minuciosamente a natureza do ser humano, chegando a conclusões sem precedentes na História, colocando ao dispor de todas as pessoas, indistintamente, o vasto legado resultante do trabalho incansável e dos exemplos de seus sábios, santos e cientistas - os rishis.
A Vedanta se desenvolveu como uma tradição oral na Índia por muitos séculos antes de ser registrada por escrito. Os ensinamentos da Vedanta foram preservados em comentários e textos de sábios e filósofos indianos, como Shankara, Ramanuja e Madhva.
Neste terreno nada está baseado em imaginação ou qualquer tipo de crença, fé ou autoridade. Cada passo de suas disciplinas pode ser verificado, cada experimento pode ser reproduzido a qualquer tempo. Este legado tem um profundo sentido prático porque permite a cada um de nós desvendar suas potencialidades intrínsecas, trabalhar seu aprimoramento e superar toda sorte de limitação, tornando-nos seres humanos melhores, mais felizes, mais abrangentes, mais harmoniosos, pacíficos e bem-sucedidos.
A palavra Vedanta - de origem sânscrita e masculina - é uma combinação de duas outras: "Veda" que significa a eterna fonte do conhecimento e "anta" que significa "a parte final" ou a "essência". Esse nome é dado porque a Vedanta se concentra nos ensinamentos dos Upanishads, que são os últimos textos dos Vedas e que apresentam uma visão filosófica e espiritual do mundo. E assim temos: A essência dos Vedas, ou o seu conteúdo mais profundo. Neste contexto, entende-se por "conhecimento" não aquele conhecimento limitado que adquirimos através da mera leitura de livros.
Neste contexto, "Conhecimento" significa o entendimento do Ser em profundidade, o conhecimento de Si, de nossa real natureza e capacidades; conhecimento este fundamentado através de uma investigação séria, profunda e continuada.
Podemos dizer que a Vedanta fornece uma base racional para a compreensão de Deus, e que Sri Ramakrishna reviveu os métodos práticos de realização da Divindade do homem. Vivekananda combinou esses elementos de uma maneira atrativa e deu aos homens um caminho prático a seguir, adaptado às suas diferenças individuais.
O mundo do conhecimento pode ser secular ou espiritual, mas todo conhecimento tem natureza sagrada para a Vedanta. Podemos iniciar por um conhecimento secular, e continuarmos a busca na direção do espiritual. Vedanta é, pois, a busca do profundo conhecimento de Si Mesmo.
Queremos a verdade das coisas. Não queremos meras opiniões, meras crenças. Se temos uma crença, essa crença é verdadeira? Qualquer um pode acreditar, mas a crença é verdadeira? É isso que faz a ciência. Qualquer crença que possa ser sujeita a investigação contribui para a ciência. Isso se torna então uma crença verdadeira.
Se nossa crença está baseada na verdade, podemos demonstrar a verdade dela? As respostas a essas perguntas são simplesmente maravilhosas. Elas têm uma tremenda relevância para nossa busca pela verdade mais elevada.
Quanto mais conhecimento adquirirmos, mais riqueza poderemos criar e compartilhar. Fora do trabalho eficiente inspirado pelo conhecimento não existe outro meio de se alcançar a plenitude da existência.
O Conhecimento de Si Mesmo é o valor supremo, a maior e a mais esplêndida façanha da vida.
Num sentido prático podemos destacar os seguintes princípios ou valores:
Conhecer a si mesmo: Isso envolve a prática da autoanálise, da reflexão e da meditação para obter uma compreensão mais profunda de quem somos além da nossa identidade pessoal. Ao conhecer a si mesmo, pode-se experimentar a conexão com o universo e com a divindade.
Serviço desinteressado: Isso envolve a prática de ajudar aos demais sem expectativas de recompensa ou reconhecimento. O serviço desinteressado é visto como uma forma de adoração à divindade presente em todos os seres: Nós todos somos um.
Renúncia: Este termo pode assustar a algumas pessoas, porém o que entra em jogo aqui é a prática de deixar de lado as preocupações mundanas e focar na busca espiritual. A renúncia pode incluir deixar de lado os desejos e as apegos materiais para se concentrar no crescimento espiritual. Sempre que temos uma meta maior isto implica em priorizar o essencial em detrimento do que é meramente secundário ou acessório.
Cultivo de qualidades espirituais: Cultivo de qualidades espirituais, como amor, compaixão, verdade, paz e não-violência. Essas qualidades são vistas como essenciais para alcançar o esclarecimento espiritual e também para a evolução pessoal. O cultivo dessas qualidades pode ser alcançado por meio da meditação, reflexão e prática espiritual conforme orientadas pelo guru.
Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta
Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta
A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.