Introdução
Onde quer que o ser humano se encontre e esteja lutando por realização (em qualquer departamento da vida), ele precisa da orientação de uma filosofia racionalmente satisfatória. É esse tipo de filosofia que é exposto pela Vedanta, uma filosofia abrangente, tão racional; você pode questionar, você pode virar de cabeça para baixo. Está livre para tentar entendê-la, experimentá-la e perceber por si mesmo.
O mundo está mudado, as sociedades estão cada vez mais complexas e os problemas cada vez mais desafiadores. Ideias religiosas tradicionais, e filosofias meramente especulativas jamais poderão fazer com que enfrentemos estes desafios favoravelmente. Precisamos de algo mais profundo, algo fortalecedor, algo heróico que nos desperte a grandeza interior.
Pessoas pensantes estão buscando esta orientação filosófica eficiente. Todas estão em busca desta filosofia completa e prática. É por isso que a palavra holístico aparece repetidamente na literatura ocidental de hoje: medicina holística, vida holística, saúde holística, holístico isto e holístico aquilo. Assim, no Vedanta você encontrará, no contexto da ciência moderna, das técnicas modernas, dos processos sócio-políticos modernos, esta grande orientação espiritual dada à vida humana e ao desenvolvimento humano.
De forma geral, no Ocidente entende-se por Vedas os hinos e rituais dos Vedas. Mas no presente momento estes estão quase fora de uso, e, geralmente, a palavra Vedas na Índia, relaciona-se à Vedanta.
Em função da liberdade de investigação natural à espiritualidade indiana, algumas escolas ou sistemas de filosofia surgiram como expressões de uma tentativa de sistematização e compilação das descobertas, do pensamento e de suas conclusões. Estas escolas que são em número de seis, também são chamadas de pontos de vista ou darshans. O Vedanta moderna, então, constitui a fundamentação de todos estes sistemas de filosofia dos hindus, sejam estes ortodoxos ou heterodoxos. Mesmo os budistas e jainistas, quando for adequando à sua finalidade, citarão uma passagem da Vedanta como autoridade.
Todas as escolas de filosofia na Índia, embora afirmem ter sido baseadas nos Vedas, deram nomes distintos para seus sistemas. O último, o sistema de Vyasa, foi o que mais fortemente se estabeleceu sobre as doutrinas dos Vedas, tentando harmonizar as filosofias anteriores, como o Sankhya e o Nyaya, com as doutrinas da Vedanta. Por isso, é especialmente chamado a filosofia Vedanta; e os sutras ou aforismos de Vyasa são, na Índia moderna, a base da filosofia Vedanta.
Novamente, esses Sutras de Vyasa foram diversas vezes explicados por diferentes comentadores. Em geral, existem três tipos de commentadores na Índia contemporânea; a partir de suas interpretações têm surgido três categorias para estes sistemas de filosofia. Uma delas é o dualista, ou Dvaita; a segunda é a não-dualista qualificada, ou Vishishtadvaita; e uma terceira é a não-dualista, ou Advaita. Destas, a dualista e a não-dualista qualificada incluem o maior número de adeptos.
Os não-dualistas são relativamente poucos em número. Embora sejam categorias de sistemas de pensamento distintas, estas apresentam uma linha psicológica que é a psicologia do sistema Sankhya. Esta psicologia Sankhya é muito parecida com aquelas dos sistemas Nyãya e Vaisheshika, diferindo apenas em elementos menores.
A Moderna Vedanta
A Moderna Vedanta é um movimento vivo que combina a antiga sabedoria do Vedanta com as descobertas mais recentes da ciência e da filosofia ocidental e, portanto, está sempre evoluindo.
A Moderna Vedanta enfatiza a importância da experiência pessoal e da prática espiritual como caminhos para alcançar a compreensão do Ser Supremo que é o nosso ser mais profundo.
A Moderna Vedanta tem suas origens no final do século XIX e início do século XX através do movimento chamado por Neovedanta - um esforço para reinterpretar e revitalizar a ancestral tradição do Vedanta.
O termo "Neo" significa nova, moderna. Dentre seus principais motivadores destacam-se o Swami Vivekananda (1863-1902), Ramana Maharshi (1879-1950), Swami Sivananda (1887-1963) e Aurobindo Ghose (1872-1950).
Na atualidade um dos pricipais expoentes da Moderna Vedanta foi o Swami Ranaganathananda (1908-2005) que dedicou sua vida à divulgação da Vedanta no Ocidente. Ele foi um dos fundadores da Vedanta Society de Nova York, em 1936, e também fundou as Sociedades Vedanta do Reino Unido e da África do Sul.
Esta não é uma filosofia ascética. É uma filosofia de plenitude, de alegria, de realização. Você desiste de algo menor por algo melhor, algo mais rico; e qual é o mais rico? Seu próprio Eu infinito. Nada pode ser comparado a isso.
Três princípios fundamentais
Vocês são o oceano de pura consciência, a consciência pura, o Brahman, o Atman, que é invisível, imóvel, imutável, indestrutível, onipresente, onisciente, o permanente por detrás de tudo que é impermanente, que não tem começo nem fim. Vocês são imortais, nunca nasceram e jamais morrerão. Vocês estavam presentes no passado, vocês estão presentes agora e estarão no futuro também.
~Swami Vivekananda~
Os seis sistemas de filosofia do hinduísmo
Como vimos acima, existem seis sistemas de filosofia dentro do Hinduísmo, conhecidos como Darshanas, cada um com suas próprias teorias e práticas. Esses seis sistemas de filosofia oferecem diferentes abordagens para a compreensão da natureza da realidade e do Eu. Cada um tem suas próprias teorias e práticas, mas todos têm como objetivo a libertação do sofrimento humano e a realização da iluminação ou da união com o divino.
A experiência direta
As experiências diretas desses antigos Rishis foram inicialmente registradas em quatro livros que são o Rig Veda, o Sama Veda, o Ayur Veda e o Atharva Veda. Tais registros foram empregados tanto no campo pragmático quanto no campo espiritual.
Popularização dos textos
Pode-se dizer que os textos originais onde estão registradas as visões dos antigos Rishis sejam os 4 Vedas (Rig, Sama, Ayur e Atharva). Do emprego e aplicação dos conceitos ali registrados, surgem duas vertentes. Uma delas, de natureza pragmática, chama-se Karma Khanda, e a outra, de natureza filosófica, chama-se Jnana Khanda ou Vedanta.
O Karma Khanda inclui diversos sacrifícios sujeitos à época e localidade. São as obrigações e deveres para os homens e mulheres, para os estudantes e para cada fase da vida do ser humano. Alguns estão extintos e outros ainda se encontram presentes nos dias de hoje.
Já o Jnana Khanda ou Vedanta, conforma a parte central dos Vedas, sendo a sua mais alta conclusão. Ela indica a meta dos Vedas, a essência do conhecimento ali registrado. Dará origem a uma série de interpretações registradas nos Upanishads.
Os Upanishads (Sruti) têm sua autoridades reconhecida por todas as vertentes sejam elas antigas, modernas ou futuras (Dualistas, Monismo Qualificado, Monismo Puro, Shaivas, Vaishnavas, Shaktas, Sauras, Ganapatyas, etc. ). Admitem variados enfoques e interpretações, mas sua autoridade é considerada inquestionável. Está profundamente enraizado na mentalidade indiana. Com o passar do tempo, derivou expressões figurativas simbolizando suas ideias. Difundiram-se por toda a Índia até se tornarem parte de seu cotidiano na forma de símbolos.
Com a difusão dos Srutis, nascem os Smritis, que são textos populares escritos por sábios. Estes textos têm sua autoridade subordinada à Vedanta. São semelhantes às Escrituras das demais religiões, sendo mais aplicáveis à determindadas épocas, raças e costumes.
Dentre estes Smritis, destacam-se os grandes épicos como o Ramayana e o Mahabharata, que popularizaram o conhecimento por sua linguagem poética e pela profundidade de seus ensinamentos, sendo atualmente conhecidos e apreciados por todos os povos da Terra.
Concluindo
Por seu caráter Eterno, podemos dizer que as Escrituras de Vedanta sempre estão sendo atualizadas pelos Rishis dos tempos modernos, que trazem novas luzes e beleza refrescante ao registro da revelação do Conhecimento do Ser. Realmente todo ser humano tem o poder de investigar sua verdadeira natureza e constatar as mesmas verdades apresentadas por esses Rishis. Na verdade essa magnífica aventura é a jornada real da alma humana, e alcançar esta revelação é a meta da vida.
Portanto, as raízes da Vedanta não se encontram nem no Oriente nem no Ocidente, nem em uma cultura em particular, nem em uma linguagem em particular. As raízes da Vedanta não se encontram nem em livros, nem em pessoas, nem em lugares. Suas raízes estão nos corações de cada um de nós.
Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta
A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.