LIDERANÇA ESPIRITUAL

Swami Atmajnananda

Swami Atmajnananda

Com a promoção do Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro à categoria de centro independente vinculado diretamente à Ordem Ramakrishna na Índia, no ano de 2021 o Swami Atmajnananda foi designado como chefe de nosso Ashrama em atendimento ao nosso pedido oficial feito em junho de 2020.

Fala o Swami Nirmalatmananda: "O Swami Atmajnananda é um monge sênior com muita doçura, ampla experiência nas coisas espirituais e no serviço à Ordem. Um bom cantor, ele foi o chefe do nosso prestigioso centro em Mysore, Karnataka, e atualmente o chefe do nosso centro em Chandigarh (uma cidade planejada como Brasília) no norte da Índia. Mais detalhes da vinda do Swami serão fornecidos oportunamente."

Swami Atmajnananda ingressou na Ordem Ramakrishna em 1988, após concluir sua graduação em Economia pela Universidade de Bangalore. Ele teve o privilégio de ser iniciado na vida espiritual em 1986 pelo Reverendo Swami Bhuteshananda, o 13º Presidente da Ordem Ramakrishna. Swami recebeu seus votos finais de monge (Sannyasa) em 1998. Durante seus primeiros anos na Ordem, ele teve a sorte de encontrar muitos discípulos da Santa Mãe Sarada Devi, Swami Brahmananda, Swami Shivananda e outros.

Em seu centro de adesão, Saradapitha, ele cuidou do departamento de contabilidade, mosteiro, jardim e também aprendeu puja e música. Em 1994, ele foi enviado para o Ashrama de Bangalore, onde serviu em diferentes departamentos do Ashrama. De 1998 em diante, ele estava profundamente envolvido no trabalho de publicação do Ashrama de Mysore e foi o editor do jornal ‘Viveka Prabha’ por três anos, de 2004 a 2007. Posteriormente, em novembro de 2007, ele foi enviado para o Advaita Ashrama, em Kolkata, e foi mais tarde designado como um dos administradores do Advaita Ashrama, de 2009 a 2011. Ele foi escolhido para ser o secretário pessoal do Reverendo Swami Gautamananda, um dos vice-presidentes da Ordem Ramakrishna. Ele se mudou para Chennai em 2012 e serviu o vice-presidente nessa capacidade até outubro de 2016. Ele viajou para os EUA, Reino Unido, África do Sul e Oriente Médio e também para diferentes partes da Índia, ajudando na programação do vice-presidente. Swami foi nomeado chefe do Ashrama de Mysore em 2016. Em 2019, foi designado como chefe do Ashrama de Chandigarh, função que desempenha até hoje, quando foi designado para servir no Brasil.

Swami Atmajnananda realizou diversas palestras em várias localidades na Índia e no exterior. Além de ter profundo conhecimento sobre a literatura Yoga-Vedanta e sobre Ramakrishna e Vivekananda, Swami também abordou tópicos de desenvolvimento de personalidade. Ele consegue se comunicar em vários idiomas; inglês, hindi, bengali, kannada, telugu e tamil. Swami Atmajnananda tem especial apreço pela música clássica indiana e música devocional. Ele escreveu artigos sobre vários tópicos na revista Prabuddha Bharata e em várias outras publicações dos centros na Índia.

No Brasil

Swami chegou ao Brasil em 07 de novembro de 2021 onde permaneceu no Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo até o dia 05 de dezembro, data da sua primeira visita ao ashrama do Rio de Janeiro.

Sobre o seu guru, o Swami ​Bhuteshananda

Swami Bhuteshananda

Nasceu em 8 de setembro de 1901. Seu nome premonástico era Vijay Chandra.  Em 1921, Saradananda iniciou Vijay com Mantradiksha na casa da mãe. Ele foi agraciado com os votos de Brahmacharya por Shivananda em 1923 no aniversário da Santa Mãe, e foi nomeado 'Priya Chaitanya'. 

Em 1936, ele foi nomeado presidente do Ramakrishna Math, Shillong. Em 1945, ele foi nomeado presidente da Rajkot Math. Em 1965, Bhuteshanandaji foi nomeado um dos curadores e membro do corpo governante da Missão Ramakrishna. 

Em 1975, Bhuteshanandaji tornou-se um dos vice-presidentes da Ordem e mudou-se para Kankurgachi Yogodyan, um subúrbio de Calcutá. 

Após a morte de Gambhirananda, o 11º presidente da Ordem, em 1989, ele se tornou o 12º presidente. Durante vinte e três anos como vice-presidente e presidente da Ordem, ele viajou para muitos países, incluindo Cingapura, Fiji, Japão, Austrália, América, Canadá, Inglaterra, França, Bangladesh e Sri Lanka, e carregou os ideais e idéias da Vedanta para inúmeras pessoas.

Faleceu em 10 de agosto de 1998. 

Swami Nirmalatmananda

Swami Nirmalatmananda no templo do Ashrama de Santa Teresa

Swami Nirmaltmananda (1951) é o líder do Movimento Ramakrishna Vedanta no Brasil. Ele foi o primeiro monge residente em nosso país, consolidando o Movimento Ramakrishna nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador. 
É o diretor Espiritual do Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo - centro sede da Ordem no Brasil - e dos sub-centros do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba (até 2020) e Brasília (até 2021). Estes centros são entidades oficialmente afiliadas à Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission da Índia, ordem monástica fundada em 1886 e estabelecida em diversos países.
A Ordem mantém 17 Centros nos Estados Unidos, um na Argentina, na Inglaterra, na França, na Holanda, Suiça, Rússia, Japão, Canadá, Singapura, Sri Lanka, Ilhas Maurícios, Ilhas Fijis e Austrália. A Ordem Ramakrishna mantém hoje um total de 150 centros no mundo, incluindo os centros na Índia.

Swami Nirmlatmananda segue trabalhando para que os centros vinculados ao Ramakrishna Ashrama de São Paulo na condição de subcentros se tornem instituições independentes com swamis residentes. Esta visão já é uma realidade para os centros de Curitiba(em 2019) dirigido pelo Swami Prajnatmananda e Rio de Janeiro (em 2021). dirigido pelo Swami Atmajnananda.

Breve histórico

Inspirado pelas primeiras leituras dos escritos de Swami Vivekananda, e pelas ideias e ideais de Sri Ramakrishna e Vivekananda, Swami Nirmalatmananda ingressou na Ordem Ramakrishna como brahmachari (noviço) em seu centro de New Delhi em Outubro de 1975 logo após terminar seus estudos na Universidade de Madras onde graduou-se em Matemática, Fisica e Quimíca.

No Brasil

Swami Nirmalatmananda chegou ao Brasil em 27/março/99 para inaugurar e assumir o primeiro centro oficialmente ligado à Ordem Ramakrishna no país e vem se dedicando à divulgação da Vedanta e dos ideais espirituais de Ramakrishna Vivekananda no Brasil. Vem mantendo estreito contato com os grupos de Vedanta nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde além de proferir palestras, têm recebido para entrevistas as pessoas que estejam interessadas em aconselhamento para seu desenvolvimento espiritual.

Sobre o seu guru, o Swami Vireshwarananda

Swami Vireshwarananda

Swami Vireswarananda foi o décimo presidente da Ordem Ramakrishna. Nasceu em 31 de outubro de 1892 em Chennai. Seu nome pré-monástica era Pandurang Prabhu; ele foi mais tarde conhecido como Prabhu Maharaj.

Afiliou-se a Belur Math no primeiro semestre de 1916 e foi iniciado pela Santa Mãe, em junho de 1916, tendo recebido seus votos monásticos de Swami Brahmananda em 12 de janeiro de 1920.

Como presidente da Ordem, viajou por toda a Índia para pregar a mensagem do Movimento Ramakrishna. Ele iniciou muitas atividades filantrópicas incluindo aquelas de desenvolvimento rural, 'Pallimangal' e formação da juventude no auto-emprego, 'Jana Shiksha', o que incentivou a Ordem se aventurar em novos campos e, assim, ampliar seu âmbito de serviço.

Embora estivesse ocupado com o trabalho administrativo, conseguia tempo para ler extensivamente, tendo traduzido para o inglês muitas escrituras em sânscrito, incluindo a glosa de Sridhara sobre o Bhagavad Gita; e os comentários de Shankara e Ramanuja sobre Brahmasutra.

Swami Vireshwarananda serviu a Ordem no papel de Presidente até seu falecimento em 13 de Março de 1985.

Swami visita regularmente os Centros e grupos privados ligados à Ordem Ramakrishna no Brasil. Participa de encontros e conferências inter-religiosos tanto no Brasil quanto fora do país. No Ashrama em São Paulo, faz diariamente o ritual de adoração (Arati) seguido de meditação e leitura, e recebe os devotos para conversas sobre temas espirituais, além das entrevistas pessoais de aconselhamento.

Outros Swamis residentes no Brasil

Swami Jitananda

Swami Jitananda é Brasileiro.  Ele reside no Ramakrishna Ashrama de São Paulo, sendo assistente do Swami Nirmalatmananda. Formado em engenharia eletrônica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). 

Swami Tapoyajnananda

Swami Tapoyajnananda, natural da Índia, ingressou na Ordem Ramakrishna em 2003.  Chegou ao Brasil em 2021 para residir no Ramakrishna Ashrama de São Paulo, sendo assistente do Swami Nirmalatmananda. É formado em engenharia eletrônica. Discípulo do Swami Ranganathananda, recebeu seus votos de Sannyasa do Swami Atmasthananda (ambos ex-presientes da Ordem Ramakrishna). 

Swami Prajnatmananda

Em 26 de outubro de 2019, Belur Math promoveu o Centro Ramakrishna Vedanta Curitiba como Centro independente filiado diretamente à Ramakrishna Math, em Belur Math, Howrah, India. Assim, em março de 2020, o Swami Prajnatmananda chegou a Curitiba para assumir como representante direto de Belur Math.

A designação do Swami Prajnatmananda como Ministro da Ordem Ramakrishna em Curitiba, atendeu ao anseio de nossa comunidade pela presença de um Swami residente. Com a ajuda do Swami poderemos construir um porto seguro para as almas que anseiam por liberdade. O esforço de cada um em sua própria busca espiritual contribui para o crescimento de todos, resultando em uma sociedade justa, solidária e de respeito por todas as tradições.

Swamis cujo o apoio foi fundamental para a propagaçao da Vedanta no Brasil

Swami Vijoyananda

O pioneiro da Vedanta na América do Sul

Swami Vijoyananda foi o primeiro monge da Ordem Ramakrishna a vir para a América do Sul. Ele não só fundou o Ramakrishna Ashrama com sede em Bella Vista, uma cidade da Região Metropolitana de Buenos Aires, como também veio ao Brasil onde plantou as sementes da Vedanta. 

Seu Guru dispensa apresentações – Swami Brahmananda, o filho espiritual de Sri Ramakrishna. Os votos monásticos, recebeu-os de Swami Shivananda, e foi abençoado com o darshan de Sri Sarada Devi e da convivência com vários apóstolos de Sri Ramakrishna. Teve, ainda, memoráveis encontros com ilustres personagens da vida secular: Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Henri Bergson, Jawahrlal Nehru, Romain Rolland e Rabindranath Tagore. 


Em 1957 o Swami foi convidado por um casal carioca, Dra. Maria das Dores e Dr. Carvalho, para vir ao Rio de Janeiro. O convite foi estendido a São Paulo pelo Professor Djalme A. Gomes. Foi o começo de inestimáveis visitas anuais às duas capitais, que se prolongaram até 1972, às vésperas de sua morte em 1973. Certa ocasião, o Swami disse a alguns discípulos que ouvira a Mãe Divina a lhe sussurrar:  'Seu trabalho só estará terminado quando o Brasil tiver seu próprio Swami residente.' 

O Movimento Ramakrishna Vedanta está definitivamente consolidado em nosso país graças ao Swami Vijoyananda.

Swami Paratparananda

Nasceu na Índia em 1919.  Foi discípulo de Swami Shankarananda (Sétimo Presidente da Ordem Ramakrishna). Foi enviado pela Ordem Ramakrishna para seu centro em Buenos Aires-Argentina em 1968 para dar assistência ao trabalho de Swami Vijoyananda. Em 1973 tornou-se o dirigente espiritual do centro após o falecimento de Swami Vijoyananda.  Dedicou sua vida no ocidente a difundir os ensinamentos de Sri Ramakrishna e Swami Vivekananda principalmente na Argentina e no Brasil, onde esteve durante muitos anos a convite de devotos, em várias cidades. Devido à presença e ajuda de Swami Vijoyananda e Swami Paratparananda, o Ramakrishna Vedanta Ashrama em São Paulo, Brasil,  foi estabelecido em 1974. O Swami regressou à Índia em 1988 para viver como monge errante.

Swami Pareshananda

Swami Pareshananda nasceu na Índia em 1944. Ingressou na Ordem Ramakrishna em 1967.
Chegou à Argentina em 1989 depois do regresso do Swami Paratparananda à Índia. Desde então trabalhou nas atividades administrativas e espirituais da instituição argentina Hogar Espiritual de Ramakrishna, participando como Diretor Espiritual.  Nesta época o Swami apoiava o movimento Ramakrishna no Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Swami também conferiu iniciação espiritual a muitos devotos brasileiros, tendo formalizado os grupos privados de estudo no Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte com seus estatutos registrados m 1992.    

O GURU É PARA SEMPRE O NOSSO REFÚGIO

Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta

A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.