NOSSO CENTRO

O Ashrama

Seja bem-vindo! O Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro é uma instituição, legalmente constituída, sem fins lucrativos, afiliada à Ordem Ramakrishna na Índia, que visa ao estudo, à prática e à divulgação da filosofia Vedanta como preconizada por Sri Ramakrishna e Swami Vivekananda.


Motivação

Nossos objetivos e ideais são de natureza puramente espiritual e humanitários, podendo ser resumidos em duas palavras: "Renúncia e serviço" conforme proclamado por Vivekananda.

Valores humanos

Espírito de serviço

Procuramos servir às pessoas com a consciência de que todas elas são essencialmente divinas. Em última instância, todos nós procedemos de uma mesma origem e somos manifestações do Supremo Espírito, a Alma de todas as almas, doadora de todas as vidas. Somos Um.

Acolhimento e inclusão

Em todos os Centros afiliados à Ordem Ramakrisnha, o espírito de família e amizade é cultivado com muita naturalidade. Todos são acolhidos com muito carinho independentemente de suas origens e convicções. Temos muito orgulho por sermos reconhecidos por nossa atmosfera acolhedora e inclusiva e pelo nosso respeito e admiração pelas diferenças. Para nós a mera tolerância já é algo ultrapassado.

Unidade

Reconhecemos que por detrás de todas as diversidades e aparentes contradições do mundo, existe uma Unidade maior subjacente que dá sentido e direciona a tudo. Todos somos um.

Harmonia

Procuramos estabelecer sempre a harmonia entre pessoas, crenças, ideias e ideais. O diálogo é uma prática saudável desafiadora e que traz muito contentamento.

Localização

O Ashrama fica localizado no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, numa ampla casa situada na Rua Paula Matos número 162. Esta casa tem sua fachada preservada como patrimônio cultural da cidade.

Veja o mapa

Presidente


Com sua chegada à cidade do Rio de Janeiro em 2021 o Swami Atmajnananda fixa sua residência em nosso ashrama de Santa Teresa assumindo a presidência do centro que, doravante, passa a ser um centro pleno e independente do Ramakrishna Ashrama em São Paulo. 

Um centro pleno é um braço da Ordem Ramakrishna.

Primeiro monge presidente


Sob a inspiração e liderança firme e amorosa do Swami Nirmalatmananda, e no papel de sub-centro do Ramakarishna Vedanta Ashrama de São Paulo, nosso Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro vem desenvolvendo um trabalho ininterrupto de esclarecimento e convivência saudável de buscadores do conhecimento mais profundo da alma humana, de diálogo entre múltiplos saberes e crenças, de apoio a fámilias carentes e desamparadas, de música devocional, meditação e adoração espiritual. 

Swami Nirmalatmananda conduziu o Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro desde 1999 até 2021, quando o preparou para se tornar um Centro independente com um Swami Residente.

Prestigie a nossa página  nas mídias sociais

Ato constitutivo de nossa instituição - primeira folha

Este lugar

Este lugar é muito importante, que bonito é este lugar! Quantas coisas boas acontecem aqui. Este convívio é maravilhoso. Este convívio é tão importante.

A vida pode até ser dura, mas este convívio torna tudo mais fácil!


~Helenita de Sá Earp - aos 92 anos,
pouco tempo antes de seu falecimento ~



UM SONHO REALIZADO PELA APROVAÇÃO DA ORDEM RAMAKRISHNA

Cordélia de Jesus
Shanti (Cordélia de Jesus) - pioneira benemérita da Vedanta no Brasil, que tornou possível a aquisição da casa do Ashrama de Santa Teresa no Rio.

 Swami! Eu sonho em ver algo de concreto realizado para a Vedanta no Rio de Janeiro com um monge residente ajudando os aspirantes daqui com a força da sua presença constante. Isso será maravilhoso e estou pronta para doar o que tenho para realizar este sonho!


~ Cordélia de Jesus ~ 

Em 05/12/2021 o sonho de nossa Shanti foi realizado com a aprovação de um Swami residente para o nosso ashrama de Santa Teresa. Por muitos anos as reuniões do grupo se realizaram em seu apartamento no bairro das Laranjeiras. Graças à sua generosidade tornou-se possível a aquisição do prédio de nossa sede inaugurada em 2002 pelo então secretário geral da Ordem Ramakrishna, o Swami Smaranananda.

Conheça mais sobre a Vedanta no Rio de Janeiro

A CIDADE MARAVILHOSA

A cidade do Rio de Janeiro conhecida como a Cidade Maravilhosa em função dos mil encantos naturais com que Deus lhe abençoou: praias de um azul paradisíaco, cascatas cristalinas, montanhas verdejantes respingadas com os matizes multicoloridos dos ipês floridos, onde se abriga a maior floresta urbana do mundo, pulsante em seu coração, com fauna e flora exuberantes a extenderem-se por toda a Mata Atlântica.

O Rio, como a chamamos carinhosamente, foi antiga capital do país e é considerada uma das cidades mais encantadoras do mundo devido à sua mistura única de natureza e cultura. 

Sede de uma das sete maravilhas do mundo o “Cristo Redentor” recebe milhões de turistas todos os anos e conta com uma das maiores festividades do globo: o "Revellion de Copacabana" onde acorrem em torno de 3 milhões de pessoas numa única noite. Tem uma população de cerca de 8 milhões de habitantes. Atualmente o Rio de Janeiro é a capital do Estado de mesmo nome.

Chamada de a Meca da tradição mundial do futebol, a cidade tem todas as atrações em sua forma altamente concentrada, capaz de encantar qualquer pessoa na terra e no céu. Considerada uma capital cultural com música, arte, cultura e literatura inovadoras, tem um sabor especial para todos os paladares.

BREVE HISTÓRICO DA VEDANTA NO RIO DE JANEIRO
As primeiras reuniões, em 1957, foram realizadas no apartamento do casal Inah e Rogério Pfaltzgraff, em Copacabana.

O Movimento Ramakrishna Vedanta no Rio de Janeiro teve início em 1957 quando o Swami Vijoyananda, discípulo de Swami Brahmananda, foi convidado por um grupo de interesados para fazer algumas palestras em nossa Cidade Maravilhosa.

Swami Vijoyananda residia em Buenos Aires e todos os anos visitava o Brasil por aproximadamente um mês, dividindo seu tempo entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Iniciava-se, então, um grupo de estudos de Vedanta de natureza privada, cujos membros são conhecidos nos dias de hoje como "Os Pioneiros". 

Fora os estudos de Vedanta conduzidos e orientados pelo Swami, o grupo também desenvolvia atividades de serviço social para famílias carentes.

Este pequeno grupo chegou a edificar um ashrama localizado em uma bela chácara no bairro de Jacarépaguá entre 1960 e 1970 que contava com templo, salão de reuniões e quartos residenciais. O lugar chegou a receber a visita do Swami Ritajananda - chefe do ashrama de Paris.

Com a morte do Swami em 1973, a Ordem Ramakrishna designou como sucessor do Swami Vijoyananda o Swami Paratparananda. Houve então uma ruptura por razões de oposição a esta designação por parte de um grupo de devotos liderada pelo senhor Delphin que se considerava o líder natural da Vedanta no Rio de Janeiro.

Os membros que continuaram firmes ao maravilhoso trabalho da Ordem Ramakrishna se retiraram deixando para atrás a bela chácara que ajudaram a construir, dispostos a recomeçarem com grande entusiasmo e energia.

A senhora Cordélia de Jesus cedia seu apartamento no bairro das Laranjeiras para que o grupo pudesse se reunir. Nesta época o Swami Paratparananda visitava o grupo anualmente por alguns dias.

Por anos a fio este pequeno apartamento passou a contar com as visitas de grandes monges e monjas que se demoravam desde alguns poucos dias até semanas inteiras em nossa cidade elevando nossos espíritos e reavivando o espírito da Vedanta na cidade.

O TRABALHO DO SWAMI NIRMALATMANANDA NO BRASIL
Swami Nirmalatmananda
Em março de 1999, o grupo de devotos em São Paulo recebeu seu primeiro monge residente, Swami Nirmalatmananda, que tem liderado o Movimento Vedanta em todo o Brasil.
Desde 1999, o Swami faz visitas regularmente o grupo no Rio, hospedando-se em um pequeno apartamento de um cômodo onde dava entrevistas para aspirantes. Ele também fazia palestras e conduzia a cerimônia de arati no apartamento da Sra. Cordelia de Jesus.
À medida que o número de devotos aumentava gradualmente, sentiu-se a necessidade de um lugar maior. Posteriormente, o apartamento de um quarto e o próprio apartamento da Sra. Cordelia foram doados e vendidos. Assim as atuais instalações do Ashrama foram adquiridas.
O Swami vem trabalhando incansavelmente em todo o território brasileiro divulgando a mensagem do Vedanta a inúmeras pessoas, orientando e motivando-as.
O ASHRAMA

Nossa casa foi construída em 1865 (contemporânia de Sri Ramakrishna) sendo preservada pelo Patrimônio Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Ela tem cerca de 5300 sq.ft de área construída, com um pequeno jardim em ambos os lados, e um estacionamento para 6 carros na parte de trás. Há uma bela árvore de bell no jardim que é muda de uma árvore plantada pelo próprio Swami Vivekananda.

O centro conta com um salão de conferência com capacidade média para 80 pessoas, um templo com capacidade para 50 pessoas, uma pequena sala de jantar, cozinha, escritório, dispensa, 4 banheiros e três dormitórios um dos quais é uma suíte.

O grupo é vibrante, cheio de vida, com um maravilhoso grupo de música chamado "Grupo Gadhai" que canta os hinos do arati, alguns bhajams e outras músicas de natureza devocional. Todos os anos chegam novas pessoas desejosas de conhecerem sobre Vedanta.

No ano de 2006 o grupo passou a ser um subcentro oficial do centro de São Paulo.

CONSTITUIÇÃO LEGAL E CONTAS
Ato constitutivo de nossa instituição - primeira folha

Somos uma instituição sem fins lucrativos legalmente constituída e afiliada à Ordem Ramakrishna na Índia. 

Nosso estatuto possui regras bem definidas. 

Realiza-se anualmente assembleias gerais anuais, eleição periódica de titulares de cargos, apresentação de contas, etc.

Nossas contas anuais são auditadas, o balanço é elaborado e apresentado aos membros e ao governo. 

DAS ATIVIDADES

Sempre que o Swami visita o Centro, o ashrama se torna muito vibrante. Ocorrem palestras públicas nos finais de semana que contam com uma frequência média de 60 e 80 participantes. Todos os Domingos temos reunião de estudo seguida de Arati e meditação. Às Segundas-feiras, antes do arati, temos o canto do Shiva Mahimnam Stotram. Mesmo nos dias de semana, à noite, os satsangas atraem um bom número de pessoas dentre membros e novos visitantes. Entrevistas pessoais, conversas descontraídas à mesa de jantar tornam o clima do ashrama muito especial. Também é realizado um trabalho social de pequena dimensão ainda. Quando o Swami não está presente, o grupo se reúne dois dias por semana. O grupo de música (Grupo Gadai) é um dos melhores e torna as coisas muito vivas e frescas.

Tantas coisas boas acontecem neste lugar

Satsanga, palestras estudos

Palestras públicas sobre temas específicos são realizadas aos sábados e domingos, precedidas de canto devocional pelo 'Grupo Gadai'. As aulas sobre os textos sagrados  acontecem uma vez por semana, sendo seguids da cerimônia da  Aarati e meditação.
Satsanga e sessões de perguntas e respostas são realizadas em ocasiões especiais.
Aarati, meditação e pequenas leituras fazem parte da programação normal.
Todos são bem-vindos a participar desses programas.

Aconselhamento espiritual

O Swami dá entrevistas pessoais a aspirantes fervorosos que buscam orientação em assuntos espirituais. Este aconselhamento normalmente é feito em entrevistas agendas previamente. Espera-se que o buscador esteja familiarizado com algumas ideias básicas da literatura Ramakrishna Vivekananda Vedanta, participando dos eventos do Ashrama.

Meditação e Arati

Aarati regular (serviço cerimonial noturno) seguido por canto devocional e meditação é realizado no templo. Todos são bem-vindos a participar.
Uma pequena seção de vendas de livros e uma biblioteca são mantidas para o benefício de todos os devotos.

Música devocional

Em 2002, o 'Grupo Gadai' foi formado para treinar e realizar canto devocional no templo e em todos os eventos públicos. Muitos jovens devotos estão se interessando por essa prática devocional. O grupo performa alguns hinos védicos, cantigas em Português e outras mais em sânscrito, incluindo canções tradicionais da ordem Ramakrishna.

Encontros com o conhecimento

A Vedanta encoraja o diálogo sobre tópicos inter-religiosos, ciência, artes, espiritualidade, 
auto aprimoramento e psicologia. 
Os especialistas nestas áreas são convidados para apresentarem suas ideias e pontos-de-vista. Essas atividades são organizadas ocasionalmente.

Serviço voluntário

 A prática de Karma Yoga é estimulada por meio do serviço voluntário. Os devotos são encorajados a oferecer serviço voluntário nas seguintes áreas: manutenção de santuários, jardinagem, serviço de cozinha, limpeza geral, suporte de escritório, manutenção de sistemas de áudio e vídeo e contabilidade. O serviço voluntário ajuda a reduzir o custo de manutenção geral do Ashrama. Você é muito bem-vindo para participar do  Karma Yoga.                                                      

O BAIRRO DE SANTA TERESA

O Charmoso bairro de Santa Teresa onde fica localizado o nosso Ashrama (em fotos)

Saiba mais...

AS COISAS NÃO ACONTECEM DO NADA. VOCÊ É QUEM FAZ TUDO ACONTECER.

Há uma vasta bibliografia sobre Vedanta

A editora Vedanta se esforça para traduzir grandes títulos da bibliografia de Vedanta para a nossa língua Portuguesa, onde os títulos do assunto ainda são poucos. Você também pode encontrar um material valioso na livraria do Advaita Ashrama na Índia em Inglês.