Samadhi Pada
A Contemplação
Atha= agora / Yoga= de Yoga / Ānuśāsanam = Ensinamento
Agora, o ensinamento do Yoga
Nesta seção vamos é a introdução do estudo da Yoga.
O Yoga acontece quando conseguimos controlar os movimentos da mente, pois eles nos impedem de observarmos o que existe por trás desta agitação, não é mera filosofia o que Patanjali pretende explicar, mas instruções diretas sobre como praticar Yoga.
Sem prática, nada pode ser alcançado.
Yoga= União / Citta = substância mental / Vritti = alterações/modificações espirituais / Nirodhah = contenção
O aquietamento das ondas espirituais é Yoga.
O objetivo deste yoga é alcançar a verdadeira natureza do " Eu", a autorrealização , depois que as flutuações da mente são cessadas. Sua prática busca a estabilidade da mente, transcendendo e controlando essas flutuações suspensas por meio da concentração, meditação e domínio da mente.
A mente tem 5 estados:
1 - Kshipta- É o estado onde a está dispersa ;
2 - Mudha - É o estado da mente incapaz de compreender a realidade em sua verdadeira essência.
É caracterizado por confusão, falta de discernimento e uma visão distorcida das coisas;
3 - Vikalpa- É o estado da mente em que ocorre a imaginação ou construção mental. É quando a mente cria
conceitos, ideias, imagens ou histórias sem uma base real ou objetiva. Pode envolver fantasia, pensamentos
especulativos ou experiências não verificadas;
4 - Ekagra- É o estado onde a mente concentração intensa, em que a mente está completamente focada em um
único objeto, sem dispersão ou distração
5 - Niruddha- É o estado da mente em que as flutuações psíquicas ( vrittis) são completamente suprimidas ou
controladas. Alcançar o estado de niruddha é considerado um estágio avançado na prática do yoga.
Pontos importantes neste Sutra são: o conhecimento, os pensamentose as impressões.
Também é importante conhecermos os 9 obstáculos ( Vikshepas) para uma meditação em Samadhi:
1 -Vyãdhi (doença): Refere-se a problemas de saúde física que podem interferir na prática do yoga.
Quando estamos doentes, nosso corpo e mente podem ficar flexíveis e incapazes de se concentrar.
Neste Sutra temos algumas palavras chaves que são importantes:
- Conhecimento:
- * Vastu Jnana : percepção da realidade objetiva;
* Ishvara : conceito específico que está relacionado ao divino, Deus .
* Svaropa Jnana: refere-se ao conhecimento da própria natureza essencial ou conhecimento da verdadeira identidade.
O conhecimento Ishavarae Savaro Jnana, não são diferentes, porque assim que o devoto vê Deus em si mesmo
se identifica completamente no Senhor e sua individualidade se dissolve e toda a separação desaparece.
Vrittis:
São ondas de pensamentos, movimentos e agitações constantes da mente, incluindo, emoções, semelhanças e
memórias.
Existem 5 tipos de Vrittis:
Samskaras:
São impressões deixadas na mente, como resultado de experiências passadas ( Vrittisanteriores)
É aqui que iniciaremos a nossa jornada.
" Se você Puder controlar as ondulações da mente, você vivenciará o Yoga "
Tada = então / Draṣṭuḥ = observador / Svraūpe = em sua própria natureza / Avasthānam = subsistir
"Então Aquele que vê [a Si mesmo] subsiste em Sua própria natureza."
Você é aquele que vê. Não é o corpo nem a mente. É aquele que conhece ou que vê. Sempre vê sua mente e corpo agindo à sua frente. Você sabe que a mente cria pensamentos; ela discerne e deseja. Aquele que vê sabe disto mas não está envolvido.
Aqui vamos entender 2 tipos de Samadhi:
Quando a mente está intensamente concentrada e há apenas um Vritti (pensamento), repedindo-se continuamente
e o Samadhi ocorre sem esforço. Isso é Samprajnana Samadhi, quando apenas o PURUSHA (o princípio
transcendental e eterno da consciência) ou a consciência e o objeto de meditação brilha com luminosidade.
Quando o mesmo objeto de meditação não está lá e não a Vritti ou a mente e o ego estão dissolvidos é o
Asamprajnana Samadhi; este é um estados muito elevado, que é semelhante ao Nirvikalpa Samadhi ou
Nirvana
Neste Sutra temos 3 palavras chaves que se interligam:
1 - Pavritti: é um termo que geralmente se refere à tendência natural da mente humana de se envolver
com os objetos do mundo externo. É a busca e o apego aos prazeres sensações, desejos e ações
mundanas. Pavrittirepresenta a busca das experiências e ações que mantinham a mente vinculada aos
ápices e um ciclo de satisfação e insatisfação.
2- Dharma: São os princípios éticos e morais que governam a conduta humana correta. Isso inclui agir de acordo
com a retidão, a verdade, a não-violência, a generosidade, a honestidade, entre outros valores. Seguir o Dharma
implica viver de acordo com esses princípios para alcançar uma vida equilibrada e harmoniosa.
3 - Nivritti: refere-se à retirada ou cessação das atividades externas e dos desejos mundanos. É um
termo que aponta para a renúncia e o afastamento do mundo material e das ações motivadas por
desejos egoístas. Nivrittiimplica em voltar a atenção para o interior, buscando a transcendência dos
apegos espirituais.
Estes termos representam diferentes aspectos da jornada espiritual sentida por Patanjali. Pavritti é a tendência natural da mente em se envolver com o mundo externo, enquanto o Dharmaestabelece os princípios éticos e morais que orientam o comportamento correto. Por fim, Nivrittise refere à retirada dos desejos mundanos e à busca da transcendência espiritual. Esses conceitos são discutidos por Patanjali para nos guiar em direção à realização espiritual e libertação do ciclo de nascimento e morte.
Vritti = alterações na substância da mente/ Sarupyam = assume as formas/ Itaratra = em outras ocasiões.
"O resto é identificação com os movimentos da consciência."
Vrittayah = alterações da substância da mente/ panchatayyah = cinco tipos /klishta = doloroso/
aklishta = indolor.
"Há cinco tipos de alterações mentais, que podem ser dolorosas ou indolores."
Patanjali afirma que há cinco tipos de vrittis, que por sua vez estão agrupados em duas grandes categorias. Uma variedade nos traz dor; a outra, não.
1- Klishta vrittis: São as flutuações suspensas "dolorosas" ou "aflitivas". Essas são as formas de pensamento que
geraram sofrimento, perturbação e desequilíbrio mental. Elas são consideradas obstáculos para o estado de yoga e
para a autorrealização. Exemplos: pensamentos de apego, raiva, inveja, medo, ansiedade, etc.
2 - Aklishta vrittis: São as flutuações suspensas "não dolorosas" ou "não aflitivas". Essas são as formas de pensamento que não geram sofrimento ou perturbação, e podem ser mais neutras ou positivas. Elas são consideradas mais aceitas para a prática do yoga e para o alcance de um estado de equilíbrio e harmonia mental.
Exemplos: são pensamentos de compreensão, amor, gratidão, compaixão, discernimento, etc.
Pramana = conhecimento certo / viparyaya = concepção errônea/ vikalpa = ilusões verbais / nidra = sono /smritayah = memória.
"Conhecimento certo, a concepção errônea, a ilusão verbal, o sono e a memória."
Patanjali, refere-se a uma lista de cinco tipos de atividades mentais (vrittis) mencionadas no segundo capítulo (Sadhana Pada). Esses cinco tipos de atividades mentais podem influenciar e afetar a nossa percepção e experiência da realidade. Vamos falar rapidamente sobre eles.
1 - Pramana: refere-se às atividades motivadas em percepção correta e conhecimento válido. É uma atividade
mental que leva à compreensão precisa e correta da realidade.
2 - Viparyaya: representa uma atividade mental de percepção incorreta ou falsa. É uma atividade mental que
resulta em uma compreensão equivocada ou em falsas crenças sobre a realidade.(exemplo da Corda/cobra)
3 - Vikalpa: refere-se à atividade mental de imaginação, concepção ou fantasia. Capacidade humana de criar e
formar conceitos, ideias e imagens animadas, mesmo que não esteja presente no momento.
4 - Nidra: refere-se à atividade mental do sono ou estado de inconsciência. Nesse estado, a mente está inativa e não
há percepção consciente da realidade externa.
5- Smritayah refere-se à atividade mental da memória ou lembrança. É a capacidade de recordar ou trazer à
mente experiências passadas, informações ou eventos.
A prática do yoga busca desenvolver a consciência plena dessas atividades espirituais e, eventualmente, transcender ou liberar sua influência, alcançando um estado de quietude e clareza mental.
Pratyaksha = percepção direta / anumana = inferência / agama = testemunho das escrituras sagradas/ pramanani = são a fonte do conhecimento certo.
"As fontes do conhecimento certo são percepção direta, inferência e testemunho das escrituras sagradas. "
Este sutra está no segundo capítulo (Sadhana Pada), sutra 7. Patanjali reconhece que essas três formas de conhecimento desempenham um papel importante na obtenção de informações precisas e válidas sobre o mundo e sobre nós mesmos.
1 - Pratyaksha : refere-se ao conhecimento obtido através dos sentidos, da experiência sensorial direta do mundo ao
nosso redor.
2 - Anumana : refere-se ao conhecimento obtido através do processo lógico de dedução. Através da observação de
pistas, sinais e evidências, podemos inferir ou concluir algo que não está diretamente percebido pelos sentidos.
3 - Agama: refere-se ao conhecimento obtido através de fontes de informação, como textos sagrados, ensinamentos
de mestres experientes ou autoridades conhecidas.
Esses pramanas são ferramentas que nos ajudam a obter conhecimento confiável e fundamentado. Ao compreender e usar essas fontes de conhecimento, podemos desenvolver uma compreensão mais clara e precisa da realidade, auxiliando em nossa jornada de crescimento espiritual e autoconhecimento.
Viparyayah = percepção falsa / Mithyajnanam = falso conhecimento/ Atadrupa - Patishtham = baseada em algo inexistente.
"Reconhecer e corrigir nossa união e concepções equivocadas sobre a realidade"
Sahbdajnana = conhecimento em palavras / Anupati = surge / Vastu = realidade / Sunyo = sem qualquer/ Vikalpah = ilusão verbal.
"A Ilusão verbal resulta de palavras que não têm realidade (que lhe corresponda)"
Aqui Patanjali destaca o Vikalpa, Vrittis da imaginação ou fantasia. É uma flutuação mental onde uma imagem surge quando se ouvem meras palavras nos precipitamos imediatamente a uma conclusão.
Exemplo: alguém fala “A mãe dele era uma mulher que não poderia ter filhos“ e outra exclama "Coitada !!"; mas nota, que o interlocutor tem uma fala falsa, mas quem ouve foi precipitado em responder.
"Reflitam sobre como alguma informações que chegam a vocês provocam Vrittis em sua mente"
Abhava = Nada / Pratyaya = cognição / Alambana = suportar / Vrittir = alteração da mente /
Nidra = sono
"O Sono é um Vritti que inclui o sentimento de vacuidade (de falta de realidade objetiva)"
Este sutra refere-se a uma observação de Patanjali sobre os pensamentos que ocorrem durante o sono. Certamente, acreditamos que não temos nenhum pensamento consciente enquanto estamos dormindo. No entanto, Patanjali aponta que há, um pensamento presente durante o sono, o qual é o pensamento de não ter nenhum pensamento.
Este sutras nos convidam a desenvolver uma compreensão mais profunda da natureza da mente e cultivar a consciência plena em todos os momentos, incluindo os períodos de descanso e sono.